terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Itapemirim realiza Dia D contra hanseníase



Moradores e turistas que frequentam as praias de Itaóca e Itaipava, em Itapemirim, neste verão, vão receber, além de muita diversão, dicas para cuidar da saúde. É que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe para orientar sobre a forma de contágio e as formas de tratamento contra a hanseníase. A ação será realizada nesta quarta-feira (6), de 8h às 12h, na Unidade Móvel localizada na praia de Itaóca.

A equipe conta com enfermeiros e agentes de saúde do município, que estarão no local realizando entrega de panfletos e orientando sobre a forma de contágio e o que fazer em caso de suspeita da doença. Além disso, aqueles que possuem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, que é uma das características da hanseníase, poderão fazer o teste de sensibilidade para descobrir se as manchas são sensíveis ao toque de um objeto pontiagudo e, desta forma, diagnosticar a doença.

“Essa ação marca o Dia D contra a hanseníase em nosso município. Muita gente ainda tem dúvidas sobre essa doença e, por isso, realizar esse tipo de ação sempre traz ótimos resultados. As pessoas precisam saber que a hanseníase tem tratamento e que ele é gratuito”, afirma a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase de Itapemirim, Lidiana Barbosa de Andrade.

Quem apresentar os sintomas da hanseníase e quiser fazer a baciloscopia, que é o exame que confirma o diagnóstico, deve procurar a Vigilância Epidemiológica, que fica no centro de Itapemirim. O horário de realização do exame é de 8h às 11h e não é necessário marcar consulta.
reduzida.jpgreduzida.jpg
245K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário