quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Incaper apoia agricultores familiares de Pancas na solução de problemas na produção



19/02/2013 - 11h45min

Incaper
Parte da equipe que visitou propriedades rurais em Pancas.
Promover ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural faz parte da missão do Incaper. Com este objetivo, uma equipe multidisciplinar do instituto visitou diversas propriedades rurais de Pancas, visando fazer um diagnóstico e levantar as necessidades dos produtores rurais de base familiar do município, especialmente nas áreas de café, produção de manga e na pecuária leiteira. Participaram das visitas o extensionista Lucas Tadeu Américo Pacheco e pelos pesquisadores Roberto dos Santos Trindade, Mércia Figueiredo, Fabíola Lacerda e Sarah Ola Moreira.

Os pesquisadores estiveram em lavouras de café conilon atacadas pelo ácaro vermelho. “O ácaro vermelho reduz a fotossíntese e interfere na produção. Em uma propriedade, todos os 60 mil pés de café foram afetados”, disse Roberto dos Santos Trindade, pesquisador do Incaper. Pelo que a equipe observou, o produtor plantou apenas quatro dos treze clones recomendados, estreitando a base genética da variedade no campo. “Houve ainda um excesso de adubação e manejo inadequado do cafezal. Ficamos preocupados porque há muitas outras lavouras no entorno. A praga pode se espalhar e trazer prejuízo a outros produtores”, complementou Sarah Ola Moreira, também pesquisadora do Incaper.

A fruticultura, especialmente a produção de manga, também mereceu atenção da equipe. Pancas é um dos municípios que fazem parte do Polo Estadual de Manga e o cultivo da fruta é uma importante atividade econômica. Porém, os produtores têm encontrado dificuldades na comercialização da produção, por conta da aparência do fruto. “Foi constatada uma alta incidência de verrugose, também conhecida por sarna da mangueira ou ainda 'pele de sapo'. O problema é causado por um fungo que ataca folhas, flores, frutos e brotações. É disseminado pela água da chuva ou irrigação por aspersão e pelo vento, assim como insetos e ácaros. Ele sobrevive nos ramos, folhas e frutos infectados que permanecem na planta de um ano para outro”, explicou Fabíola Lacerda, pesquisadora do Incaper. “O controle cultural é através das podas de manutenção e de limpeza, e o controle químico é por pulverização com fungicidas à base de cobre”, complementou a pesquisadora do Incaper.

Já a pecuária leiteira é uma atividade que se destaca no município, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento econômico da região. Entretanto, apresenta algumas limitações como baixa produtividade do rebanho e manejo inadequado das pastagens, que vêm apresentando indícios de degradação, carência de mão de obra capacitada e animais geneticamente inadequados. Contudo, muitos produtores estão empenhados em mudar este cenário, por meio de melhorias em seus sistemas de produção. “Alguns produtores querem investir na pecuária leiteira. Outros, que já produzem, querem baixar os custos da produção. O Incaper pode auxiliar bastante neste planejamento”, disse Mércia Figueiredo, pesquisadora do Incaper.

Para Lucas Pacheco, o saldo foi bastante positivo. “Trabalhamos para que a integração entre pesquisa e extensão rural seja uma rotina. A visita foi muito importante para que os pesquisadores conheçam a realidade do extensionista e, principalmente, das famílias que moram no campo. Desta forma, será possível apresentar resultados mais acessíveis ao produtor rural”, disse o extensionista do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário