Um total de 1.166 estudantes, de 60 escolas, interessados em explorar suas habilidades na área da computação, se inscreveram para concorrer a uma das 50 bolsas no curso gratuito de programação de computadores. A lista dos 300 classificados para a segunda etapa da seleção foi divulgada nesta terça-feira (21).
As vagas são para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede estadual da Grande Vitória, com boas notas em Matemática e Física. Os cinco melhores alunos do curso também terão a chance de ganhar uma bolsa de estágio no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).
A classificação é a primeira etapa do processo de seleção onde foi considerada a soma da nota obtida pelo o aluno, no primeiro trimestre do ano de 2015 nas disciplinas de Matemática e Física. Para a segunda etapa, 300 estudantes foram classificados.
Nessa fase, os classificados vão participar da prova de lógica, que será aplicada no próximo sábado (25), no Centro Tecnológico - CT9, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e terá duas horas de duração. A prova terá início às 10 horas e o estudante deve comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação com foto e apenas caneta esferográfica de cor azul ou preta.
O resultado da prova de lógica será divulgado no dia 30 de julho no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) -www.educacao.es.gov.br, em ordem decrescente de pontuação.
Os 50 estudantes com melhor pontuação na prova de lógica serão convocados para a matrícula. Os demais candidatos suplentes comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.
O processo seletivo foi destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual, das escolas localizadas nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
A bolsa compreende o curso de Introdução à Computação - Programação de Computadores e a passagem de deslocamento de ida e volta para as aulas, que ocorrerão aos sábados durante o segundo semestre de 2015.
Introcomp
O principal objetivo do curso é atrair o interesse dos jovens para a área da computação e da programação. Em curto prazo, a programação desenvolve rapidamente o raciocínio lógico do indivíduo e em longo prazo, o torna capaz de criar programas cada vez melhores, tornando-o um profissional diferenciado no mercado de trabalho, capaz de empreender e resolver diversos problemas.
Durante o curso, os estudantes terão oportunidade de entender como funciona um computador e como programá-lo utilizando ferramentas e linguagem de programação e, além disso, eles participarão de minicursos com temas associados, como robótica e web design.
O curso faz parte do Projeto Introcomp (Introdução à Computação - Programação de Computadores) e terá a duração de um semestre letivo, com carga horária semanal de 3 horas, totalizando 42 horas no semestre. Serão abertas duas turmas, com 25 alunos cada, e as aulas serão realizadas aos sábados, das 09 às 12 horas, e 14 às 17 horas, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
As aulas serão realizadas por estudantes bolsistas do Curso de Engenharia da Computação - Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O Projeto Introcomp é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), que visa a oferecer aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual o curso de Introdução à Programação na linguagem C (com atividades adicionais em scratch, web design e robótica), voltado para o mercado de Tecnologia da Informação (TI).
Premiação
Além de fazer o curso gratuitamente, os estudantes terão a oportunidade de ganhar bolsas de estágio no Prodest e prestigiar o principal evento tecnológico do Brasil, o “Campus Party Brasil”.
Serão disponibilizadas cinco bolsas de estágio do Programa Jovens Valores no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), para os melhores alunos do curso.
Além disso, os três melhores colocados em notas e frequência ao final do curso vão participar do “Campus Party Brasil”, o principal evento tecnológico, realizado anualmente no Brasil, que reúne um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital.
Vale ressaltar, que todos os alunos concluintes do curso Projeto Introcomp receberão certificado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815
Nenhum comentário:
Postar um comentário