quarta-feira, 22 de julho de 2015

Marataízes implanta o vale feira.


Começam na próxima segunda-feira (20), as inscrições para receber o benefício do Vale Feira. O programa é da Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O cadastro será realizado na recepção da Prefeitura das 08h às 16h. Para fazer a inscrição o munícipe tem que estar inscrito no “CAD ÚNICO”.

O Vale Feira é o Programa Municipal de Economia Solidária que foi criado pela Prefeitura vinculado às ações dirigidas ao combate à fome, à promoção alimentar e nutricional e incentivo ao agricultor familiar e ao pescador artesanal do Município, complementando a cesta básica mensal oferecida pelo município. O Programa terá início em agosto do corrente ano e serão beneficiadas mil famílias.

Ocorrendo demanda superior à capacidade de oferta do benefício, a seleção será feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, observados os seguintes critérios: I - família que possua menor renda per capita; II - família com maior número de crianças; III – família com maior número de idosos.

O benefício do Vale Feira será exclusivo para os residentes e domiciliados no Município de Marataízes há, no mínimo, um ano. São consideradas famílias em situação de vulnerabilidade social aquelas cuja renda per capita seja igual ou inferior a meio do salário mínimo vigente.



Como funciona:

O Vale Feira é um crédito de R$ 40,00 mensais para as famílias inscritas no Programa Municipal de Economia Solidária. O valor é destinado a aquisição de frutas, verduras e legumes na Feira do Produtor Rural que, além de implementar a alimentação básica de famílias em risco nutricional, aquecerá o comércio agrícola local. A Feira do Produtor hoje funciona na Praça da Barra. Breve, a feira passará por grande melhoria.



Importante:

O benefício não é vitalício. É uma alternativa para socorrer famílias necessitadas em momento de aperto no orçamento familiar. Ele possui vigência de um ano, podendo ser prorrogado após análise da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ao fim do prazo. Ao ser contemplado, os usuários serão inseridos em programas durante o período de vigência do Vale Feira, e receberão palestras com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, a fim aprimorarem seus conhecimentos sobre alimentação saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário