quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dia do Agricultor: iniciativas que promovem o agronegócio em Cariacica

IMG_7375 copiar

  • postado em 28 jul 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Agricultura e Pesca e Economia Solidária - SEMAP
  • Fotos: Claudio Postay
  • Na data em que se comemora o Dia do Agricultor, 28 de julho, Cariacica celebra o crescimento e desenvolvimento da atividade agrícola na região. O município registra cerca de 11.000 agricultores, dados do IBGE, concentrados na área rural, que representa mais de metade da extensão do território, garantindo a qualidade dos alimentos que chegam até a mesa do munícipe.
    Conforme o Incra, Cariacica apresenta 1.104 propriedades agrícolas com aproximadamente 93% das propriedades com característica de pequeno porte e minifúndio, que evidencia a representatividade da agricultura familiar para o setor. As produções dos agricultores são destinadas praticamente para feiras livres, entrega para centrais de abastecimento, além de programas do governo.
    Apostando na diversidade de culturas agrícolas, o município de destaca na produção de banana, com 800 hectares de área de plantio, com produção acima de 5.000 toneladas por ano, o cultivo de café conilon, ocupando uma extensão de 340 hectares, entregando 225 toneladas por ano, além de bovinocultura com mais de 6.000 animais.
    Outro setor do agronegócio que vem se destacando no município é a piscicultura, aumentando a produção com assistência técnica e prática do manejo do pescado com previsão de comercializar mais de 6 toneladas até o final do ano. Para garantir aumento da renda e crescimento agrícola, a área rural recebe o trabalho de drenagem com aplicação de revsol, melhorando as condições das estradas para o escoamento da produção e acesso a caminhões baús para o transporte das mercadorias, diminuindo os custos com o frete.
    A Prefeitura de Cariacica, por meio do trabalho da Secretaria de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes), oferece suporte para o avanço agrícola do município, buscando melhoria técnica, oferta de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, fortalecimento do associativismo, captação dos recursos para maquinários e implementação de projetos, além de programas do governo que garantem a comercialização dos produtos.
    O secretário da Semapes, Carlos Cesquim, explica que a produção agrícola vem avançando com o suporte e incentivo aos produtores rurais desde capacitação até melhoria das estradas para escoamento da produção, além da expectativa de progredir na diversificação e ampliação da produção e ações de valorização do trabalho dos agricultores que hoje recebem nosso cumprimento especial.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário