sexta-feira, 31 de julho de 2015

Em Nova Venécia Superintendência Estadual e Secretaria Municipal de Educação realizam seminário sobre questões étnico-raciais


A Superintendência Regional de Educação (SRE) Nova Venécia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, realizou durante toda terça-feira (28), no auditório da SEME, o IV Seminário Regional de Educação Étnico-racial. Com o tema “Ações, Tensões e Intenções: discutindo possibilidades para a Educação Étnico-Racial”, o evento reuniu diretores, pedagogos e professores da área de Ciências Humanas dos nove municípios que integram a regional.
O objetivo do encontro foi estimular novas posturas frente ao desafio de construir uma educação que realmente contemple a diversidade, referenciada no desenvolvimento de ações e atitudes afirmativas no interior da escola. 
A Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, Risonete Maria de Oliveira Macedo, também participou do evento, e em sua fala, destacou a importância do encontro. “São questões que precisam ser trabalhadas junto aos alunos, pois fazem parte do nosso cotidiano. Eu fico muito feliz de estarmos juntas, SEME e SER de Nova Venécia em mais um evento, pois isso só fortalece a educação veneciana”, destacou.
O evento contou com o lançamento do livro Zacimba Gaba, da escritora Noélia Miranda; apresentação cultural da banda veneciana Afrozumba; mesa-redonda e duas palestras com os temas: “Por que implementar a lei 10.639/2003?” e “Contextos e Possibilidades para a Educação Étnico-Racial”, com Leonor Franco de Araújo e Patrícia Rufino, respectivamente.
 A superintendente regional de Nova Venécia Mardel Borges Colombi Sebim, destacou que “as práticas discriminatórias existem e acabam refletindo no ambiente escolar. Discutir esse tema é encarar o desafio nas escolas. Estamos preparando os professores para trabalhar com os alunos, ensinando o respeito às diferenças. Acreditamos que a escola é um dos meios poderosos para mudar a postura de discriminação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário