quarta-feira, 29 de julho de 2015

Receita de meio século ganha fama em Alfredo Chaves


Para comemorar a festa tradicional do município, as receitas que levam os ingredientes típicos da região, como a banana e o leite, ganham evidência nesta época. E este ano uma novidade que já caiu no gosto do alfredense é o cupcake de banana com recheio de doce de leite. A guloseima estará a venda na Feira Distrital da 43ª Festa da Banana e do Leite. A empreendedora e dona da receita, Renata Nosso lembra que as encomendas aumentaram, deixando otimista para  expor o minibolo no evento.
Conforme Renata, a receita do quitute é simples e está na família há mais de 50 anos, pois é feito com a mesma massa utilizada no bolo de banana preparado pela avó. “Há dois anos resolvi fazer eu mesma os doces do aniversário da minha filha. Peguei a receita da minha avó e adaptei para o cupcake. Não imaginava que daria tão certo, pois todos que provaram pediram para fazer novamente e então continuei.  Às vezes tenho que pedir ajuda a minha mãe para dar conta dos pedidos, inclusive para a cidade de Serra, onde fiz faculdade e divulguei o produto“, comemorou.
Ainda segundo ela, outras variedades da receita, também muito saborosas, foram aprovadas pelos clientes e recebem muitos pedidos, como o cupcake de aipim, de bolo d’água com damasco, de chocolate com doce de leite e também os minibolos salgados com recheios de frango e de presunto com queijo.   
Sobre o lucro ela afirma que dá para cobrir os gastos com os ingredientes e ainda boa parte soma no orçamento da família.
Receita de família:
A receita de bolo de banana que é apreciado pela família Nosso há meio século surgiu como alternativa de aproveitamento das bananas em tempos de colheitas, já que o município de Alfredo Chaves foi um dos pioneiros no cultivo da fruta. Outro motivo era o custo para a época, uma vez que bolo de banana não leva trigo na receita.      
Receita do bolo de banana:
06 bananas médias
04 ovos
01 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de óleo de oliva
200 gramas de aveia
01 colher de canela
01 colher de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa cremosa. Em seguida acrescente a aveia, a canela e o fermento e asse em forno médio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário