quarta-feira, 29 de julho de 2015

Capacitação para quem deseja ser uma Família Acolhedora em Cariacica

Família Acolhedora_Semas

  • postado em 29 jul 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Desenvolvimento Social – SEMDES
  •  
  • Fotos: Divulgação
  • Procuram-se famílias que queiram abrir seus lares para acolher crianças e adolescentes que necessitam de proteção, afeto e amparo. Na busca por identificar pessoas com esse perfil, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) promoverá nos dias 13, 14 e 15 de agosto o curso de Capacitação das Famílias Candidatas ao Acolhimento Familiar.
    A intenção é explicar à sociedade a importância do programa e, caso haja interesse, como participar. Para isso, profissionais da área da assistência social e do judiciário irão apresentar o Família Acolhedora de modo bastante didático, inclusive, com experiências já vivenciadas.
    Hoje, o programa possui dez famílias habilitadas para acolher. Três delas, estão vivenciando o acolhimento. “As demais, estão aguardando a criança ou o adolescente de acordo com o perfil que se sentem capazes de acolher”, explicou a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Aline Palermo Leite.
    Entenda melhor
    O programa Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento à criança e ao adolescente que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, sendo definido como um serviço que organiza o acolhimento na residência de famílias das comunidades do município.
    A lei municipal que respalda o Programa é a 4.917, de 26 de março de 2012. Os objetivos do programa são propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária; e acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de zero a 18 anos incompletos em famílias acolhedoras. O período é de um ano, podendo ser renovado por mais um ano, de acordo com decisão judicial.
    São condições para permanência no programa Família Acolhedora o acesso da criança/adolescente à rede de ensino; a frequência assídua nas atividades do programa; o atendimento às convocações realizadas pela equipe técnica do programa e pelo Poder Judiciário; e continuar residindo no município de Cariacica.
    Serviço:
    Dia: 13 e 14 (quinta e sexta)
    Horário: 14 às 17 horas
    Dia: 15 (sábado)
    Horário: 8 às 12 horas
    Local: Auditório da Apae de Cariacica (Rua Carlos Rogério de Jesus, s/nº – Santa Fé)
    Informações: 3354-5562

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário