sexta-feira, 31 de julho de 2015

Agricultores de Guaçuí e Jerônimo Monteiro participam de curso sobre comercialização da agricultura familiar

Incaper


31/07/2015 - 14h01min

Agricultores familiares vinculados aos programas de aquisição de alimentos nos municípios de Guaçuí e Jerônimo Monteiro participam de uma capacitação sobre as políticas públicas de comercialização da agricultura familiar, com destaque para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A atividade, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), acontecerá ao longo do segundo semestre deste ano.

O objetivo da capacitação é levar informações sobre a legislação vigente relacionada aos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar, bem como capacitar os agricultores na elaboração dos custos de produção, nas boas práticas de fabricação de alimentos e de produção agrícola. As pessoas que atuam nesses programas a partir das entidades executoras também participam do curso.

“Tendo em vista as dificuldades encontradas na execução dos programas em âmbito municipal e as mudanças na legislação constatou-se a necessidade de levar as informações aos agricultores, a fim de prepará-los e dar autonomia para que participem das políticas públicas”, afirmou a extensionista do Incaper, Marianna Abdalla Prata Guimarães.

O curso é formado por quatro módulos e abordará temas como políticas públicas voltadas para a comercialização de produtos agrícolas e não agrícolas; custo de produção e custos associados aos produtos agrícolas e não agrícolas; associativismo e boas práticas de fabricação de alimentos e boas práticas agrícolas.

De acordo com a extensionista do Incaper, Ana Paula Pereira de Castro, esses programas de comercialização, com destaque para o Pnae, articulam as áreas de agricultura, saúde, educação e desenvolvimento local. “Os agricultores entregam alimentos saudáveis para as escolas, que trabalham com as crianças a adoção de bons hábitos alimentares. Assim, teremos crianças mais saudáveis, diminuindo os gastos com saúde pública e, por outro lado, os alimentos comprados no próprio município farão com que o dinheiro circule na região, fortalecendo o desenvolvimento local”, explicou Ana Paula.

Atualmente, 14 agricultores de Jerônimo Monteiro e 20 de Guaçuí comercializam alimentos para o Pnae. “Temos o desafio de ampliar a lista de produtos adquiridas pelo Pnae municipal e ampliar o acesso dos agricultores ao PAA”, informou a extensionista Marianna.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário