Os projetos “O sorriso: Instrumento de Promoção da Vida” e “Gestão Participativa e Cogestão em Vila Velha” foram classificados para a segunda fase no Inoves 2015. Essa é a 11ª edição do prêmio. Entre os concorrentes estão trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.
As categorias do prêmio são: Atendimento ao Cidadão; Práticas Transformadoras; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Vila Velha está concorrendo com os dois projetos na categoria Práticas Transformadoras.
Agora os trabalhos vão para a etapa de Análise Técnica pela Banca Examinadora do Prêmio Inoves, que é a terceira de seis etapas para a premiação final, que acontecerá em dezembro.
Os projetos
O sorriso: Instrumento de Promoção da Vida
O programa foi criado para:
· Institucionalizar a atenção odontológica ao idoso acamado em Vila Velha
· Aplicar estratégias de Promoção de Saúde (Educação em Saúde, Promoção de Saúde e Desenvolvimento comunitário por meio da atenção em Saúde Bucal) em Vila Velha;
· Promover a assistência odontológica aos idosos;
· Cuidar do cuidador;
· Promover a especialidade de Odontogeriatria
· Integrar a equipe odontológica e o cirurgião-dentista à equipe e ao programa de Atenção domiciliar em Vila Velha.
Resultados que foram observados, desde 2013:
· Um total de 182 idosos foram avaliado; nesses foram realizados procedimentos preventivos, além de entrega de Kits de higiene bucal. Oito foram atendidos no CEO e deslocados pela ambulância municipal.
· Todos os cuidadores também receberam atenção em saúde bucal, os Kits e foram orientados para o cuidado;
· Cento e vinte procedimentos cirúrgicos foram realizados nesses idosos.
· Cinco biópsias foram realizadas e aguardam o histopatológico;
· Os quadros de pneumonia tem sido incipientes ao longo dos dois últimos anos;
Gestão Participativa e Cogestão em Vila Velha
Em 2013, quando a equipe assumiu a gestão da Secretaria de Saúde, foi feita uma visita em cada uma das unidades de saúde, pronto atendimentos e no hospital. Foram identificadas várias fragilidades, mas o fator que mais chamou a atenção foi a relação entre os trabalhadores da ponta, os gestores e os usuários do sistema. A gestão era verticalizada, o gestor tomava as decisões e a ponta executava. Não havia participação dos trabalhadores em nenhuma fase do processo. A equipe sentiu a necessidade de incluir o pessoal da ponta nas tomadas de decisões.
Como funciona - É formado por cinco grupos. São realizadas reuniões para tomada de decisões em conjunto, do gestor maior até o pessoal da ponta. É a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão. As reuniões acontecem duas vezes por mês.
Inoves - O Inoves é um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. Seu objetivo é contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor. O Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade.
As categorias do prêmio são: Atendimento ao Cidadão; Práticas Transformadoras; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Vila Velha está concorrendo com os dois projetos na categoria Práticas Transformadoras.
Agora os trabalhos vão para a etapa de Análise Técnica pela Banca Examinadora do Prêmio Inoves, que é a terceira de seis etapas para a premiação final, que acontecerá em dezembro.
Os projetos
O sorriso: Instrumento de Promoção da Vida
O programa foi criado para:
· Institucionalizar a atenção odontológica ao idoso acamado em Vila Velha
· Aplicar estratégias de Promoção de Saúde (Educação em Saúde, Promoção de Saúde e Desenvolvimento comunitário por meio da atenção em Saúde Bucal) em Vila Velha;
· Promover a assistência odontológica aos idosos;
· Cuidar do cuidador;
· Promover a especialidade de Odontogeriatria
· Integrar a equipe odontológica e o cirurgião-dentista à equipe e ao programa de Atenção domiciliar em Vila Velha.
Resultados que foram observados, desde 2013:
· Um total de 182 idosos foram avaliado; nesses foram realizados procedimentos preventivos, além de entrega de Kits de higiene bucal. Oito foram atendidos no CEO e deslocados pela ambulância municipal.
· Todos os cuidadores também receberam atenção em saúde bucal, os Kits e foram orientados para o cuidado;
· Cento e vinte procedimentos cirúrgicos foram realizados nesses idosos.
· Cinco biópsias foram realizadas e aguardam o histopatológico;
· Os quadros de pneumonia tem sido incipientes ao longo dos dois últimos anos;
Gestão Participativa e Cogestão em Vila Velha
Em 2013, quando a equipe assumiu a gestão da Secretaria de Saúde, foi feita uma visita em cada uma das unidades de saúde, pronto atendimentos e no hospital. Foram identificadas várias fragilidades, mas o fator que mais chamou a atenção foi a relação entre os trabalhadores da ponta, os gestores e os usuários do sistema. A gestão era verticalizada, o gestor tomava as decisões e a ponta executava. Não havia participação dos trabalhadores em nenhuma fase do processo. A equipe sentiu a necessidade de incluir o pessoal da ponta nas tomadas de decisões.
Como funciona - É formado por cinco grupos. São realizadas reuniões para tomada de decisões em conjunto, do gestor maior até o pessoal da ponta. É a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão. As reuniões acontecem duas vezes por mês.
Inoves - O Inoves é um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. Seu objetivo é contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor. O Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade.
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