Aprender sobre questões globais e locais, promovendo a
reflexão sobre a realidade. Esse é o objetivo do projeto
interdisciplinar “Lê melhor quem lê o mundo”, desenvolvido
pelos alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, da Escola
Wallace Castello Dutra, localizada em São Mateus.
A professora de Geografia, Claudinea Teixeira, foi a responsável
por trabalhar as possibilidades de compreensão do mundo,
fazendo com que os alunos interpretem a realidade vivida. Para
isso, ela utilizou diversas ferramentas como leitura de
jornais, vídeoaulas, documentários televisivos, participação
em audiências públicas, visita à Universidade Federal do
Espírito Santo, palestras no espaço escolar e grupos para debates
no WhatsApp.
“A intenção do projeto é compreender e interpretar as
informações a respeito de temas atuais. O exercício de
pesquisar, estudar e discutir faz com que os alunos se
envolvam e encontrem caminhos para a leitura e, principalmente,
para o debate da realidade local”, explicou Claudinea.
Segundo a aluna Laisa Cunha, “a interação da turma com
as disciplinas melhorou muito depois do projeto. Utilizar
ferramentas diferenciadas para realizar as atividades nos
motiva bastante”, contou.
Seminário das Águas
A reflexão proposta no projeto já mostrou resultado. Os alunos
do 3° ano promoveram o primeiro Seminário das Águas, com o
tema “Água nossa de cada dia, da abundância a escassez”.
O evento, que faz parte do projeto “Lê melhor quem lê o
mundo”, contou com a presença de convidados da área
de saneamento, que debateram o assunto e tiraram as dúvidas
dos alunos.
Para a aluna Milena Amaral Melo, o projeto é um acréscimo
do conhecimento adquirido em sala de aula. “Discutir sobre a falta
de água e produzir textos estão nos auxiliando nos exercícios
de Língua Portuguesa e na preparação para o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem)”, destacou.
Com sucesso e envolvimento dos alunos, a equipe
pedagógica institucionalizou o evento, que será realizado
anualmente.
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