Escrito por SEMSA
Publicado em
Avalie este item
(0 votos)
22JUL
Do dia 10 a 12 de julho aconteceu o maior evento de Economia Solidária da América Latina, 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária – ECOSOL e a 22ª Feira Internacional do Cooperativismo – FEICOOP, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
O evento contou com a participação de 17 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, Equador, Hungria, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai e Brasil, representado por caravanas dos 26 Estados e Distrito Federal. Foram expostos cerca de 10 mil produtos, entre: agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços, produtos de povos indígenas e 800 expositores dos Fóruns de Economia Popular Solidária de todos os estados brasileiros.
A caravana do Espírito Santo, organizada pelo Fórum Estadual de Economia Popular Solidária, foi composta por 43 representantes de vários municípios, empreendimentos solidários, e totalmente custeada pelo Governo do Estado.
O município de Guarapari foi representado pelo órgão ligado à economia solidária, o Centro de Capacitação Psico Social – CAPS. A Sub Gerente de Saúde Mental, Elizabeth Teixeira Cabral e a paciente, Railda Silva Correia do Patrocínio levaram para feira 72 produtos confeccionados nas oficinas do CAPS. O mosaico foi o produto que mais se destacou, por ser ecologicamente correto, resultado da reutilização do plástico, material de difícil decomposição, cujo destino seria o lixo, que nas oficinas são transformados em obras de arte na percepção dos pacientes. Foram distribuídas mais de 300 cartilhas informativas do CAPS II Guarapari- ES, o material gerou interesse dos outros CAPS participantes do evento, sendo solicitada cópia digital da cartilha.
Para a Elizabeth Teixeira Cabral a feira foi um momento de aprendizado, avaliação e articulação para implementar no CAPS Guarapari projetos para crescimentos dos pacientes. Três CAPS participaram do evento, o de Guarapari, Cabo Verde e Blumenau.
O CAPS de Blumenau apresentou o projeto “Enloucrescer”, uma associação/empreendimento dos familiares, amigos e usuários do Serviço de Saúde Mental de Blumenau, onde eles reproduzem todas as oficinas aprendidas no CAPS, como trabalho e geração de renda. O projeto funciona num espaço cedido pela prefeitura que possui um fundo solidário, distribuído em porcentagens para compra de materiais, para empréstimo solidário entre os associados, para fundo perdido (que mantem aqueles que estão impossibilitados momentaneamente de trabalhar) e um para ser dividido entre eles. Tal projeto chamou muita atenção e poderá ser adaptado para a realidade de nosso município.
No stand do CAPS de Blumenau, “Enloucrescer” expos seu material e Carlos, paciente do CAPS, era o responsável pelas vendas, prestação de contas e arrecadação alcançada. A personalidade da ECOSOL foi a Freira Irmã Lourdes Dill, uma líder nata que mobilizou sessenta comissões de trabalhos voluntários para realização do evento. Irmã Lourdes recebeu das mãos da Assistente Social Iraneide Soares a ‘’Cruz Feita de Escama de Peixe e Pérola’’, um presente do Estado do Espírito Santo.
A Feira Latino Americana de Economia Solidária além de ser um espaço de comercialização de empreendimentos econômicos solidários é um grande espaço de articulação nacional e internacional, reunindo empreendimentos, entidades de apoio e gestores públicos que buscam potencializar as suas ações. É possível uma economia mais justa, uma moeda solidária com atitudes conscientes e sustentáveis para um futuro melhor.
"Foi uma experiência marcante. O ideal seria que outros pacientes participassem para testemunharem como é possível ser protagonista de sua história. O paciente de saúde mental, dependendo de sua limitação, seja ela, estabilizada ou em tratamento, pode ser produtivo para manter e gerir sua vida sem perder seus direitos legais". Afirma a Sub Gerente de Saúde Mental, Elizabeth Teixeira Cabral.
Prefeitura de Gurapari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário