segunda-feira, 27 de julho de 2015

Banco de Alimentos presta homenagem aos agricultores do PAA em Cariacica

IMG_8415 copiar

  • postado em 23 jul 2015
  •  
  • Por 
  • em Agricultura e Pesca e Economia Solidária - SEMAPDesenvolvimento Social – SEMDES
  •  
  • Fotos: Lucas Calazans
  • No mês em que se comemora o Dia do Agricultor, celebrado no dia 28, o Banco de Alimentos Josué de Castro realizou na manhã desta quinta (23) um café da manhã em homenagem aos produtores rurais cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A confraternização integrou os agricultores com as famílias beneficiadas a cada etapa do programa com alimentos saudáveis e nutritivos que chegam à mesa dos munícipes.
    Para saudar os agricultores, além da equipe de Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional, também estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura, Pesca e Economia Solidária, Secretaria de Desenvolvimento Social, responsáveis pelos programas sociais do município e o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior. Na avaliação do avanço do programa, foi permitido demonstrar os resultados positivos que vem alcançando, na garantia de compra e escoamento da produção agrícola e no atendimento das demandas alimentares dos projetos sociais e famílias assistidas pelo Cras.
    O Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária, Carlos Cesquim, frisou que o apoio da administração alavancou o programa, aumentando o recurso para a aquisição e comercialização, com a parceria do Governo Federal, e a expectativa para 2016 é aumentar para 300 agricultores familiares cadastrados. O prefeito Juninho reforçou a relevância do programa para o olhar ao homem do campo e a assistência às famílias, e que na perspectiva para o próximo ano, espera dobrar o número de famílias e também aumentar a variedade de alimentos.
    Em cada edição do programa, cerca de 30 toneladas de produtos agrícolas são compradas dos agricultores e repassados a instituições e mais de 100 famílias assistidas. Cariacica é o único município que distribui diretamente as famílias cadastradas pelo Cras, entregue em forma de doação, suprindo as necessidades nutricionais e a insegurança alimentar dessas famílias, como completa a Secretária de Desenvolvimento Social, Priscila dos Reis Vasconcellos.
    IMG_8456 copiar
    Kelly Cristina (Cras de Itacibá)
    A família da dona de casa, Kelly Cristina, mãe de quatro filhos, é uma das beneficiadas pelo banco de Alimentos. Assistida pelo Cras de Itacibá consegue disponibilizar alimentos mais nutritivos para as suas crianças. “A cesta de alimentos com frutas, legumes e produtos caseiros é muito bem-vinda! Como meus filhos ainda são pequenos, preciso ter um cuidado maior com a alimentação deles, os produtos ajudam muito a complementar a alimentação da família”
    IMG_84331 copiar
    Antônio Pereiro dos Santos, agricultor da região de Roda D’Água.
    O resultado do trabalho dos agricultores cadastrados no programa enche de orgulho o produtor e também homenageado, Antônio Pereira dos Santos, conhecido como Seu Toninho, que entrega banana, hortaliças, limão e outros produtos para o programa e destina as famílias. “Como agricultor é uma satisfação fazer parte do programa, e de me empenhar para levar até a mesa das pessoas que recebem o alimento, um produto de qualidade. Mas é importante também valorizar o produto que recebe, não desperdiçando.”

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário