quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nova moeda circula em feira de Economia Solidária em Vila Velha



Texto: Marco Antonio Antolini / Foto: Semcom

Economia solidária - Imagem: Semcom
Uma nova “moeda” vai circular em Vila Velha de 6 a 11 de maio na 1ª Semana Municipal de Economia Solidária, na Praça Duque de Caxias, no Centro. Denominada Beijo, a moeda social será utilizada em todas as compras nos estandes do evento. Haverá um local próprio na feira para a troca das moedas. Cada Real vale um Beijo. O objetivo é familiarizar o público sobre o uso das moedas sociais.
Com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, a 1ª Semana Municipal de Economia Solidária é uma promoção da ADERES e tem por objetivo divulgar este importante setor da economia. Além da exposição e comercialização de produtos, principalmente artesanato, haverá apresentações culturais, exibição de vídeos e oficinas.
O evento contará com uma tenda de eventos com espaços para as exposições e uma tenda para as apresentações culturais e oficinas.  Estão programadas quatro oficinas: Políticas Públicas e Movimentos Sociais, Finanças Solidárias, Básico Economia Solidária e Comercialização.
Bancos Solidários - Uma outra novidade do evento será a possibilidade de conhecer dois bancos de economia solidária existente em Vila Velha: o Banco Verde e o Banco Terra, que funcionam respectivamente em Ataíde e Terra Vermelha.  Um veículo fará o transporte das pessoas do Centro de Vila Velha até os bancos solidários. O modo de funcionamento destas organizações também estará em exposição na feira.
O Banco Verde existe há cinco anos. Por meio dele, o cidadão troca material reciclável por uma Moeda Verde, que é utilizada na compra de produtos e serviços dentro da comunidade. Já o Banco Terra funciona há sete anos com linhas de crédito, ou seja, o cidadão pega dinheiro emprestado e depois paga o empréstimo com juros baixos. Os dois projetos atendem, aproximadamente, 600 famílias.

 Confira a Programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário