Publicada em 05/05/2015, às 15h05
Divulgação Semus
Servidores receberam orientações para melhorar os fluxos de atendimento para consultas e exames na rede municipal
Com o intuito de melhorar os fluxos de atendimento à população para consultas e exames de especialidades na rede municipal, a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação (GRCA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nesta terça-feira (5) uma capacitação com diretores das unidades de saúde (US) e de centros de referência, psicossocial e de especialidades.
A capacitação, que aconteceu na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), objetivou ainda apresentar mudanças do processo regulatório, seus impactos e desafios, de forma a regular a oferta de vagas nas especialidades de maneira justa e propostas para reduzir o número de faltas nas consultas.
De acordo com a coordenadora de Regulação, Controle e Avaliação, Luciana Paganotte Meireles, o papel da Central de Regulação é receber as solicitações de atendimento, avaliar, processar e agendar. "A Central busca a adequação da oferta de serviços de saúde às necessidades do usuário, por meio da quantificação da oferta da necessidade, construindo fluxos de acesso", explica.
Solicitação
Quando o profissional da unidade de saúde solicita um exame ou consulta especializada para o paciente, a solicitação vai para a Central de Regulação, que analisa e define a inclusão ou não, de acordo com as informações contidas, e, principalmente, com a justificativa clínica. "A justificativa clínica é muito importante para o sucesso de todo o processo regulatório", ressaltou a coordenadora.
"O processo de regulação funciona para ordenar e dar equidade ao atendimento à população. Por isso, estamos realizando esse treinamento, porque precisamos da colaboração de todos os profissionais para melhorar nossas respostas ao usuário da rede", disse a subsecretária de Atenção à Saúde, Karina Daleprani Espindula.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário