Publicada em 21/05/2015, às 17h50
André Sobral
Abertura da Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa aconteceu na tarde desta quinta (21)
Os idosos compareceram em massa à abertura da IV Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da Ilha de Santa Maria. O objetivo principal do evento, que segue com programação até esta sexta-feira (22), é promover uma reflexão das ações voltadas para os idosos e avaliar os espaços que promovem a participação deles na capital.
O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Cerca de 200 pessoas prestigiaram o primeiro dia. Na abertura, um grupo de senhoras que tocam flauta nos Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) fez uma apresentação cultural. A importância do evento e dos espaços voltados para esse público foram lembrados pelo secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Dalmaestro.
"Com a implantação de políticas voltadas para esse público, o importante é conseguirmos levar o idoso para outros locais, de forma que sua experiência de vida e sua história com a cidade recebam a devida relevância. Os espaços que temos em Vitória são justamente para estimular o compartilhamento dessas informações, tão importante para as gerações mais jovens", pontuou o secretário.
O evento também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Palestra
A conferência teve prosseguimento com a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades”, apresentada pela professora Cenira Andrade de Oliveira, que é coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Após o debate, houve ainda uma mesa de apresentações com eixos temáticos. A secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), Claúdia Giuliatte, explicou qual é o objetivo da programação:
"Abordamos a gestão dos programas, projetos e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho e renda voltados para a população idosa. O financiamento com foco no Fundo do Idoso e os investimentos assegurados para execução dessas políticas, bem como os diferentes espaços de participação, como os conselhos, fóruns e plebiscitos, também estão sendo discutidos", ressaltou Giuliatte.
Bem-estar
Já para dona Zeliete Laurindo, que completou 79 anos no último Dia das Mães, o evento é um passo importante em direção ao bem-estar na terceira idade. "Lá no Centro de Convivência para a Terceira Idade, minha agenda é cheia de atividades durante todo o dia. Lá, eu literalmente pinto e bordo, e ainda tenho a oportunidade de fazer amigos. A participação aqui no evento é importante, para que estes locais cresçam e sejam cada vez melhores", disse dona Zeliete.
Sexta-feira
Nesta sexta (22), a programação começará às 8 horas e terá a leitura da síntese dos trabalhos de grupos de votação e aprovação do documento de deliberação da conferência. Após a apresentação, acontecerá a eleição dos delegados da Conferência Estadual.
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Antônio Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário