quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conferência Municipal da Pessoa Idosa traz reflexões sobre programas e bem-estar em Vitória


Publicada em 21/05/2015, às 17h50

André Sobral
ABERTURA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Abertura da Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa aconteceu na tarde desta quinta (21)(Ampliar imagem)
André Sobral
ABERTURA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Secretário de Assistência Social, Marcos Delmaestro, falou da importância de cuidar dos espaços e programas destinados aos idosos na capital(Ampliar imagem)
Os idosos compareceram em massa à abertura da IV Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da Ilha de Santa Maria. O objetivo principal do evento, que segue com programação até esta sexta-feira (22), é promover uma reflexão das ações voltadas para os idosos e avaliar os espaços que promovem a participação deles na capital.
O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Cerca de 200 pessoas prestigiaram o primeiro dia. Na abertura, um grupo de senhoras que tocam flauta nos Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) fez uma apresentação cultural. A importância do evento e dos espaços voltados para esse público foram lembrados pelo secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Dalmaestro.
"Com a implantação de políticas voltadas para esse público, o importante é conseguirmos levar o idoso para outros locais, de forma que sua experiência de vida e sua história com a cidade recebam a devida relevância. Os espaços que temos em Vitória são justamente para estimular o compartilhamento dessas informações, tão importante para as gerações mais jovens", pontuou o secretário.
O evento também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.

Palestra

A conferência teve prosseguimento com a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades”, apresentada pela professora Cenira Andrade de Oliveira, que é coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Após o debate, houve ainda uma mesa de apresentações com eixos temáticos. A secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), Claúdia Giuliatte, explicou qual é o objetivo da programação:
"Abordamos a gestão dos programas, projetos e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho e renda voltados para a população idosa. O financiamento com foco no Fundo do Idoso e os investimentos assegurados para execução dessas políticas, bem como os diferentes espaços de participação, como os conselhos, fóruns e plebiscitos, também estão sendo discutidos", ressaltou Giuliatte.

Bem-estar

Já para dona Zeliete Laurindo, que completou 79 anos no último Dia das Mães, o evento é um passo importante em direção ao bem-estar na terceira idade. "Lá no Centro de Convivência para a Terceira Idade, minha agenda é cheia de atividades durante todo o dia. Lá, eu literalmente pinto e bordo, e ainda tenho a oportunidade de fazer amigos. A participação aqui no evento é importante, para que estes locais cresçam e sejam cada vez melhores", disse dona Zeliete.

Sexta-feira

Nesta sexta (22), a programação começará às 8 horas e terá a leitura da síntese dos trabalhos de grupos de votação e aprovação do documento de deliberação da conferência. Após a apresentação, acontecerá a eleição dos delegados da Conferência Estadual.
André Sobral
ABERTURA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Dona Zeliete Laurindo participou do evento e fez questão de se lembrar das atividades que pratica no Centro de Convivência para a Terceira Idade(Ampliar imagem)
André Sobral
ABERTURA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Palestras e mesas de apresentações com eixos temáticos fazem parte da programação(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Antônio Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário