terça-feira, 26 de maio de 2015

Estudantes conselheiros participam de formação sobre alimentação escolar em Vitória


Publicada em 26/05/2015, às 15h46

Divulgação Seme
Formação conselheiros de escola alimentação saudável
Conselheiros de escola participam de formação "Alimentação Escolar"
Engana-se quem pensa que as agendas formativas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) restringem-se apenas aos servidores do magistério. Exemplo disso são os encontros que vêm acontecendo ao longo do mês de maio com 102 alunos conselheiros de escola titulares de 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Os alunos conselheiros concluem nesta quarta-feira (27) o terceiro e último encontro da formação, que levou o tema "Alimentação Escolar". O objetivo é conscientizá-los sobre os hábitos alimentares saudáveis dentro e fora da escola, bem como conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O curso foi organizado pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) e Coordenação de Conselhos de Escola/Mobilização Estudantil da Gerência de Gestão Democrática (GGD) da Seme.
"A ideia é potencializar os conselheiros escolares para que tenham efetiva participação no Conselho de Escola das unidades de ensino. O importante é que os conselheiros se apropriem dos conhecimentos e informações que lhes favoreçam uma atuação visando garantir a aprendizagem efetiva dos alunos e a participação da comunidade escolar", disse a gerente de Gestão Democrática, Ivana Queiroz Bello.

Aprendizado

Diego Alves
Curso de Alimentação Alternativa, Cajun Bonfim
Objetivo do curso é conscientizar os estudantes sobre os hábitos alimentares saudáveis dentro e fora da escola(Ampliar imagem)
"Sou conselheira desde 2013 e estou participando pela primeira vez de um evento desse tipo. O que aprendemos aqui levaremos para a escola, e vamos informar nossos colegas sobre alimentação saudável. Também vou poder aplicar em casa, afinal, meus pais não costumam controlar o que comemos e, por causa disso, como de tudo um pouco", contou Luana Araújo, de 14 anos, aluna do 7º ano da Emef São Vicente de Paulo, que fica no Centro de Vitória.
"Faço parte do conselho há dois anos e esse evento vai nos ajudar a compreender muito melhor o que é uma alimentação correta e saudável. Na minha casa, a alimentação é bastante controlada. Os refrigerantes e lanches, por exemplo, são permitidos somente aos finais de semana", disse Otávio Marques, 13 anos, aluno do 7º ano da Emef São Vicente de Paulo.

Conselhos de Escola

Os Conselhos de Escola valorizam a participação das comunidades escolares e locais na gestão compartilhada da escola pública.
"Esse colegiado consultivo, fiscalizador e deliberativo é propício para o desenvolvimento de diálogos e trocas entre os representantes legitimamente eleitos. Com isso, o Conselho de Escola se constitui em um espaço formativo, na medida em que todos aprendem e ensinam junto com o outro. Nesse sentido, a Secretaria de Educação considera necessário o empenho de todos para a realização de ações de fortalecimento dos Conselhos Escolares, quer seja pela via de assessoramento, quer seja pela oferta de capacitações de seus membros", pontuou Ivana.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
Com colaboração de Maxuel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário