quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trabalhadoras rurais poderão emitir documentos de graça no Espírito Santo


 0  0 
 
 
quinta-feira, 21 Maio, 2015 - 17:30

Foto: Ascom/MDA
Agricultoras familiares do município de Marataízes, no Espírito Santo, poderão emitir, nesta sexta (22) e sábado (23), documentos civis e jurídicos, gratuitamente, durante mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A expectativa é que, durante os dois dias da ação, 800 famílias sejam atendidas.
Durante os mutirões, as trabalhadoras rurais poderão tirar CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho e registros de nascimento e casamento. Além disso, poderão fazer o requerimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Também serão realizados serviços de fotografia e palestras sobre políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e às mulheres rurais.
A diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA (DPMR), Célia Watanabe, explica que a iniciativa é fundamental para que as mulheres tenham acesso à documentação e às políticas públicas. “O mutirão é o primeiro passo da rota de inclusão das mulheres, porque permite que elas venham a acessar crédito, assistência técnica e todo o conjunto de programas e políticas públicas disponível”, salienta.
A ação é realizada pelo MDA com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apesar de ser direcionado às mulheres trabalhadoras rurais, homens e crianças também podem ser beneficiados.
PNDTR
Desde o início, em 2004, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural já realizou 70 mutirões no estado. Foram emitidos 78.890 documentos e 49.694 mulheres beneficiadas. Em todo o País, o número de documentos emitidos já ultrapassa os 2,7 milhões.

Serviço
Data: 22 e 23 de maio (sexta e sábado)
Hora: 08 às 17h
Locais dos atendimentos:
Dia 22/05: Sede da Colônia de Pescadoras Z8, Rua Jaime Santos Neves 37 - Barra de Itapemirim
Dia 23/05: Escola Brejo dos Patos (próxima à Sede do Município de Marataízes)

Aline Dias
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário