23 de maio de 2015 às 16:35 por Aline Tochio
Nesta última semana de maio, a região Sul do Brasil fica em alerta para o risco de chuva forte e volumosa. A massa de ar seco que está entre o Sudeste, o Nordeste e o Centro-Oeste ainda vai atuar nessa semana, mantendo o tempo firme na maior parte dessas Regiões e as instabilidades concentradas sobre o Sul do Brasil.
Ao longo da semana, uma frente fria e um sistema de baixa pressão vão provocar bastante chuva no Sul. Os maiores volumes devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-sul doParaná, acumulando mais de 100 milímetros. Também podem ocorrer rajadas de vento em toda a Região e o mar volta a subir no decorrer da semana. Já o oeste gaúcho tem pouca chuva.
Parte dessa instabilidade também chega a São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas a maior parte da chuva fica concentrada na divisa entre São Paulo e Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, também há previsão de volumes significativos de chuva na costa leste, entre a região de Salvador e de Natal. Todas as capitais podem ter problemas por causa da chuva nessa semana.
A influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de ventos em diversos níveis da atmosfera vai manter as condições de chuva na maior parte do Norte, inclusive entreAmazonas, Acre e Rondônia, que já sofrem com o nível elevado dos rios.
Por outro lado, áreas entre Rio de Janeiro, leste de Mato Grosso e interior da Bahia seguem sem previsão de chuva nestes últimos dias de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário