terça-feira, 26 de maio de 2015

Professores em Vitória farão curso para melhor atendimento a alunos com deficiência visual

Publicada em 26/05/2015, às 11h55

Elizabeth Nader
Atividades para deficientes visuais no Planetário de Vitória
Professores conhecerão técnicas voltadas para os alunos cegos ou com baixa visão(Ampliar imagem)
Servidores efetivos do magistério de Vitória que desejam atuar com estudantes da rede pública que possuem deficiência visual têm até esta quarta-feira (27) para fazer a inscrição para o "Curso na Área da Deficiência Visual".
São apenas 35 vagas. Oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o curso tem como objetivo preparar profissionais da rede municipal de ensino de Vitória para atuar com alunos que possuam deficiência visual nos diversos espaços e momentos da rotina escolar, garantindo a eles o acesso ao currículo em condições de igualdade.
"O crescente número de alunos com baixa visão ou cegueira matriculados na rede municipal de ensino de Vitória revela a necessidade da formação de profissionais para atendê-los, com as devidas adaptações de materiais e metodologias. Assim, por meio do curso, o professor vai conhecer os recursos de tecnologia assistiva que possam atender a necessidade do aluno cego ou com baixa visão na sala de aula", explicou Ana Lúcia Sodré, que é coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Seme.

Carga horária

A carga horária da formação será de 120 horas. Dessas, 84 horas serão presenciais e 36 não presenciais, no Ambiente Vixeduca, com previsão de encerramento em novembro de 2015.
A aula inaugural acontecerá neste sábado (30), no auditório da Seme, em Itararé, com a participação de profissionais do setor de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que ministrarão o módulo de Baixa Visão, das 9 às 17 horas.
As demais aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 18h às 22 horas, conforme cronograma a ser entregue na primeira aula, e acontecerão sempre no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.
Matéria relacionada


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário