segunda-feira, 25 de maio de 2015

ES: assentados do Margarida Alves são capacitados para produção de citros

Publicado dia 25/05/2015
 
Localizado no município de Pancas (ES) e distante cerca de 200 quilômetros da capital capixaba, o assentamento Margarida Alves abriga apenas seis famílias - razão pela qual é justificada a elaboração de projeto de produção de citros, tanto pela facilidade em integrar os assentados quanto pela necessidade de se implementar os processos produtivos dessas famílias.
 
Das três etapas previstas do curso duas já se efetivaram. Em outubro do ano passado havia sido realizada a primeira fase da ação, consistindo basicamente em: preparar o solo, extrair as sementes de limão galego e semeá-las para obter cerca de mil mudas da espécie que receberão a enxertia de diversas variedades de laranja e tangerina / mexerica. A segunda etapa do processo, organizada recentemente, compreendeu o transplante dessas mudas dos canteiros (conhecido como repicagem), de forma a acondicioná-las em pequenos sacos plásticos de polietileno - material escolhido pelas vantagens na estocagem, irrigação e transporte -, até serem plantadas em local definitivo.
 
Segundo Carlos Máximo, técnico agrícola da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos da Superintendência Regional do Incra/ES e responsável por esta capacitação no assentamento Margarida Alves, a principal fase do curso e que finaliza o processo incide na técnica da enxertia - o que deve ocorrer provavelmente entre julho e agosto deste ano. Com as mudas de limão suficientemente desenvolvidas será possível fazer a enxertia das linhagens de citros que os agricultores familiares desejam inserir na formação de seu pomar.
 
Pelas características do assentamento Margarida Alves, o Incra/ES aguarda decisão sobre a destinação à reforma agrária de uma área devoluta ao lado do assentamento - o que resultará em aumento da capacidade produtiva local em benefício daqueles agricultores familiares.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário