sábado, 23 de maio de 2015

População de Alfredo Chaves discute políticas públicas em conferência intermunicipal




Cerca de 200 pessoas estiveram presentes durante todo o dia de ontem (21), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Alfredo Chaves, para participarem da 10ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Alfredo Chaves e Iconha. 

A solenidade de abertura começou às 9h com a presença de várias autoridades, dentre estas, o prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alfredo Chaves, Coroline Maróquio; a secretária municipal da Assistência  Social e Cidadania de Alfredo Chaves, Jacirley de Almeida Silva; a secretária municipal Assistência Social de Iconha, Dermalina Soares Damasceno; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iconha, Fabriciano Mongin e o presidente da Câmara de Vereadores de Iconha, Marcos José Soares.

Nos pronunciamentos iniciais Dermalina Soares enfatizou a importante parceria que Alfredo Chaves mantém com o município de Iconha. “Vamos discutir juntos a problemática que envolve a criança e o adolescente e sairmos daqui com nossos objetivos alcançados”, disse a secretária de Assistência Social de Iconha.

Jacirley de Almeida Silva continuou o pronunciamento destacando a proteção e  o acolhimento às crianças e jovens. “Vemos que a violência aumentou muito e  hoje é uma oportunidade de propormos novos encaminhamentos para a defesa destes pequenos cidadãos porque todos somos responsáveis”, lembrou a secretária.

O prefeito Roberto Fiorin finalizou a solenidade de abertura recomendando aos grupos de trabalho da conferência que sugerissem ações, programas municipais e demais atividades para o jovem alfredense. “Queremos saber o que o jovem precisa para chegarmos a um consenso comum. Quais são seus anseios e suas opiniões, porque eles são o nosso presente e futuro”, concluiu.

Grande parte do público, que também participou dos debates, era jovens estudantes das escolas do município e inscritos em algum programa social. “O nosso professor nos convidou e achamos importante participar deste dia de debates”, destacaram os alunos da 8ª série da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves,  Rafael Peterle, 17 e Vinícius Bianchi, 16 anos.

Já a jovem Liliane de Oliveira, 16,  inscrita no programa Projovem Adolescente, esteve o tempo todo no local do evento. “É legal participar destes encontros para poder entendermos melhor sobre nossos direitos, deveres e a quem recorrer quando estivermos com algum problema”, ressaltou.

A conferência com tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, seguiu durante todo o dia com palestras, debates, formação de grupos para trabalhos, encaminhamentos e escolhas dos delegados para a conferência Nacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário