sábado, 23 de maio de 2015

Produtores se reúnem para aprimorar conhecimentos sobre o negócio rural em Alfredo Chaves


“Administrando Minha Propriedade Rural”, com este tema o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper, realizou na manhã da última sexta-feira (22) uma palestra voltada ao produtor rural de Alfredo Chaves com o propósito de ajudá-lo na administração do empreendimento rural. Na oportunidade foi feito o lançamento do projeto Rural Total, um serviço desenvolvido para produtores que desejam melhorar o gerenciamento dos negócios no campo.
O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do prefeito do município, Roberto Fiorin; do secretário Municipal de Agricultura, Antônio Carlos Petri; técnicos local do Incaper, da gerente da Caixa Econômica Federal, Jocilene Nunes Frota, do diretor-superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; da gerente da Unidade de Capacitação Empresarial, Letícia Toniato Simões e cerca de 60 produtores rurais.
 “Esta iniciativa é mais um incentivo a permanência do produtor na lavoura cuidando do negócio familiar com o nosso apoio. Temos várias regiões com grande produtividade, seja na pecuária, na agricultura, na horticultura e na fruticultura. Espero que este dia possa colaborar na gestão e na sustentabilidade dessas propriedades”, incentivou o prefeito Roberto Fiorin.      
Vieira acrescentou que é preciso estar antenado com as oportunidades vindas da nova tecnologia para que o negócio prospere. “Temos que ser criativos, porque estamos na era da criatividade para que não fiquemos atrás, perdendo mercado. E é por isso que estamos aqui junto com vocês, produtores, para fomentar estratégias de empreendedorismo e de competitividade dos negócios rurais”, garantiu o superintendente do Sebrae.
A tesoureira da Associação Entre Amigos Produtores de Banana da comunidade de Quarto Território e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alfredo Chaves, Zilma Favato Lorenzini, ficou satisfeita em participar da palestra. “Lido o tempo todo com as finanças, seja na minha casa, na associação ou no Sindicato onde atuo. Agora vou aproveitar as dicas que foram repassadas para trabalhar com mais confiança”, analisou.
Outra empreendedora que estava atenta as explicações era a Lucinéia Maioli Ardizzon, moradora da comunidade de São Francisco de Batatal. Dona de uma plantação de 40 mil lisiantos que cultiva há mais de cinco anos, ela garante ser importante participar desses encontros. “Como todo trabalhador rural, enfrento dificuldades, seja no preço do produto, na demanda e também nas variações do clima. Espero agora produzir melhor aproveitando as oportunidades que temos e que antes nem imaginávamos”, declarou.
O a programação seguiu por toda a manhã com uma  palestra coordenada pela instrutora do Sebrae, Mabieli Seccon que conduziu os trabalhos sobre administração da propriedade rural.  
Agora, os produtores cadastrados, irão receber consultoria do Sebrae sobre planejamento de seus negócios.
  
 -- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário