Para comemorar o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta terça-feira, dia 26 de maio, a partir das 10 horas, orientações à população, em uma tenda que será montada na Praça “Três irmãos”, onde vai ser realizado ainda o preenchimento de uma lista para a participação no Programa Municipal de Tabagismo.
Mas as comemorações do “Dia Mundial Sem Tabaco”, não param por aí. Dia 28 de maio, quinta-feira, será realizada uma palestra sobre “Tabagismo e Seus Malefícios”, a partir das 13 horas e 30 minutos, na EMEIEF “Madalena Pisa”.
“Vamos mostrar os malefícios do cigarro, propor tratamento do tabagismo à todas as pessoas que fumam, e multiplicar as informações para toda a população de Castelo”, comentou o responsável pelo evento, o enfermeiro José Humberto Mazioli Junior.
O cigarro possui cerca de 4 mil substâncias químicas, sendo que mais de 50 delas são cancerígenas. O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio, e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1988, visando mostrar os danos do fumo e incentivar a diminuição do tabagismo. O cigarro pode causar problemas de coração e outras doenças respiratórias e cardiovasculares, e é a segunda maior causa de morte no mundo. Segundo pesquisas, a metade das pessoas que fumam, 650 milhões, provavelmente vão morrer pelo tabaco. Pelo menos 200 mil pessoas morrem a cada ano, expostas à fumaça no ambiente de trabalho.
Nos últimos dez anos, o número de pessoas que pararam de fumar depois de um tratamento dobrou. Os dados mostraram ainda que, para largar de vez o cigarro, além dos remédios, é indispensável cuidar do lado emocional. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (28) 3542-8546.
Nenhum comentário:
Postar um comentário