Nesta segunda (4) foi entregue mais uma obra de arte com recursos da Lei João Bananeira. Trata-se de um painel cerâmico com 44 peças produzido pelas artistas plásticas Elaine Sohelo e Águeda Valentim, que representa o Monte Mochuara. A solenidade de entrega contou com a presença de 20 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias e 37 da Emef Antero José do Nascimento. A obra está localizada no rol da sede.
Somente nas etapas de modelagem com argila e finalização, as artistas dedicaram cinco meses de intenso trabalho. No processo de confecção foram realizadas seis queimas de argila, com duração de 8 a 10 horas cada. Após o término da queima, foi necessário ainda confeccionar um painel de madeira para encaixar cada peça de cerâmica. A fase de montagem despendeu três finais de semana.
Na inauguração da obra, o secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira, enfatizou a importância de Cariacica possuir uma lei de incentivo à cultura. “Por meio da Lei João Bananeira, podemos contemplar projetos artísticos e culturais como esse. É importante lembrar que as empresas situadas no município que apoiam iniciativas semelhantes sofrem dedução no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), afirmou.
O Monte Mochuara é um maciço rochoso com 718m de altura e é o símbolo mais majestoso de Cariacica. “Apreciamos muito o monte Mochuara e o fato da nossa obra estar na sede da Prefeitura nos deixa muito felizes”, afirmou a artista plástica Águeda Valentim.
“Eu achei bem interessante a obra. A entrega dela pode motivar a sociedade a ter mais interesse pela área de Cultura. Acredito que boa parte das pessoas enxerga obras de arte sem a devida importância e, nesse sentido, a Lei João Bananeira pode reverter esse quadro”, relatou a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, Silvana dos Santos da Silva.
Confira as fotos do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário