Moradores têm conseguido entrar no mercado de trabalho depois que participaram dos cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o SEST/SENAT.
“Nem acreditei, tudo foi muito rápido”. As palavras são de Fernanda Venâncio de Souza Silva ao comentar sobre a vaga de emprego que conseguiu um dia após concluir o curso de Operador de Telemarketing, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Viana, em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). Aos 21 anos, ela estava desempregada e contou que começava a se desesperar por não obter resposta dos locais onde espalhou currículo, até o momento em que refletiu e foi se qualificar para entrar no mercado de trabalho.
“Terminei o curso na quinta-feira passada, dia 23, e na sexta, dia 24, fui à agência do Sine me candidatar a uma vaga de emprego. No mesmo dia entraram em contato e na semana seguinte fiz entrevista e exames admissionais para começar a trabalhar no dia 04 de maio. Valeu a pena ter participado do curso, pois vou chegar à empresa com conhecimento para exercer minha função. Agora vou aproveitar todas as oportunidades para me qualificar”, comentou Fernanda, que mora em Nova Bethânia.
Para Iarley Célida Ferreira Leal, do bairro Santa Terezinha, o curso de manicure que ela fez no ano passado, além de atualizá-la, a tornou ‘profissional’. “Hoje tenho um diploma e isso me abriu portas para voltar ao trabalho depois de ter parado para cuidar dos três filhos, sendo dois deles gêmeos de quatro anos e outro de oito anos. Estou voltando aos poucos, pois preciso conciliar o trabalho com a atenção às crianças. Atualmente atendo no salão de minha irmã, em Santa Terezinha, e, também, nas residências das clientes”, contou ela, que acabou de participar do curso de Noções de Modelagem de Sobrancelhas.
De acordo com a gerente do Sest/Senat Viana, Edilene Marcolano Perovano Beilke, os cursos de curta duração – até 20 horas - reciclam os profissionais que estão no mercado de trabalho e direcionam os novos profissionais, ajudando-os a dimensionarem o que desejam. “Os cursos são oferecidos de acordo com as áreas em desenvolvimento no município. Treinamos os moradores para ocupar qualquer vaga, principalmente aquelas abertas o mais próximo de onde moram”, disse.
Recentemente, foram oferecidos cinco cursos de curta duração em Viana, em parceria com o Sest/Senat, e 100 moradores se formaram em Gestão de Frota, Operador de Telemarketing, Gestão Financeira, Encarregado de Expedição e Noções de Modelagem de Sobrancelhas. “A Prefeitura de Viana, por meio do Departamento Geração de Emprego e Renda, já solicitou três mil vagas em cursos do Pronatec e aguarda a liberação do Governo Federal para iniciar as inscrições”, anunciou o diretor do departamento Marcelo Moreno.
De acordo com o diretor, Viana é um município que oferece oportunidade nos ramos da indústria, comércio, varejista, transporte, e com os cursos as portas podem se abrir na própria região onde mora o participante, que não fica limitado, pois o curso trabalha diferentes áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário