quinta-feira, 25 de junho de 2015

US de Vale Encantado, Vila Velha, realiza mutirão de pesagem para usuários do Bolsa Família

Na próxima sexta-feira (26), das 8 às 15 horas, a Unidade de Saúde de Vale Encantado realizará um mutirão para pesagem dos usuários com do Programa Bolsa Família, que se encaixam no perfil exigido pela saúde (crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos).

É importante que os munícipes compareçam com os seguintes documentos: cartão de vacina das crianças, cartão do Bolsa Família, documentos de identidade de toda a família, comprovante de residência, e, as gestantes devem trazer o cartão da gestante.

As ações de pesagem acontecem em todas as 18 Unidades de Saúde, durante todos os dias de semana do ano. “As famílias devem se conscientizar da importância de manter o acompanhamento das crianças e gestantes. Elas devem procurar a Unidade de Saúde com os seguintes documentos: cartão de vacina, cartão do Bolsa Família, documentos dos integrantes da família (certidão de nascimento ou Identidade e CPF), cartão da gestante e comprovante de residência”, disse a Referência do Programa Bolsa Família na Secretaria de Saúde de Vila Velha, Bianca Mattedi.
 
Confira outros serviços oferecidos pelas unidades de saúde para os beneficiários do Bolsa Família

- Monitoramento da vacinação infantil

O profissional de saúde verifica no Cartão da Criança se a vacinação infantil está de acordo com os padrões do Ministério da Saúde. Se não estiver, o responsável é orientado sobre a importância da vacinação e a criança é encaminhada para realizar as vacinações que faltam.

- Pré-natal das gestantes

As gestantes são orientadas a realizar, no mínimo, seis consultas de pré-natal, de preferência uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.

 - Verificação do estado nutricional da gestante

 As gestantes são pesadas e medidas para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Se a gestante estiver com baixo peso, sobrepeso ou obesidade, ela recebe orientações quanto a uma alimentação saudável.

- Retorno para a consulta após o parto

Após o parto as mulheres recebem informações sobre a importância da amamentação e alimentação saudável. Além disso, é feita uma investigação de depressão pós-parto e alterações emocionais. As mamães também são estimuladas as relatar possíveis sintomas relacionados ao pós-parto e à amamentação, como dores, febre, fissuras nos mamilos e mama endurecida.

- Orientação alimentar

Na gestação e no pós-parto, as mulheres são estimuladas a participar de atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde que valorizem a alimentação saudável, o aleitamento materno exclusivo ate o sexto mês e a introdução de alimentos complementares ao leite materno.

O que o Bolsa Família - Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Bolsa Família beneficia brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais. Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher.

O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. Para saber mais sobre o Bolsa Família, acesse:http://www.mds.gov.br/bolsafamilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário