Publicada em 19/06/2015, às 12h01 | Atualizada em 19/06/2015, às 14h48
Diego Alves
Comércio Total reuniu comerciantes e empresários para tratar de oportunidades de alavancar os negócios
Comerciantes e funcionários da região de Maruípe comemoraram a participação no evento Comércio Total, que se encerra nesta sexta-feira (19) com os temas "Internet como Ferramenta para Bons Negócios" e "Visual de Loja", das 19 horas às 21h30.
O evento, que teve início na noite da última segunda-feira (15), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, atraiu 350 pessoas.
Proprietária da loja Tico e Teco Moda Infantil, em Tabuazeiro, a empresária Fernanda Nunes disse que a capacitação superou as suas expectativas. "Fui estimulada a participar e fiquei satisfeita com a visão empreendedora da capacitação. Aprendi técnicas inovadoras, troquei experiências e compartilhei conhecimento, inclusive, com meus concorrentes. Terminarei a capacitação e estarei mais segura, disposta e atualizada para investir em meu negócio", contou Fernanda.
Oportunidade
Fernanda apenas lamentou que, apesar da mobilização nas semanas anteriores, a participação poderia ter sido maior. "O bairro de Tabuazeiro fica localizado como se fosse um arco e possui um comércio bastante diversificado e amplo. Teria sido maravilhoso para esses comerciantes terem participado. Perderam uma oportunidade de observar seus negócios de forma empreendedora".
A comerciante Maria de Fátima Clemente Rocha Rabelo, que comercializa calçados, bolsas e acessórios e tem comércio em Maruípe há cinco anos, disse ter ficado maravilhada com o conteúdo. "Aprendemos sobre técnicas de vendas, gestão de estoque, formação de preço e controle financeiro, além de trocar dados e experiência", elogiou.
Estímulo
De acordo com Maria de Fátima, capacitações como essa estimulam a descobrir oportunidades. "Justamente agora é o melhor momento de expandir, algo possível somente com uso de técnicas e serviços adequados", prevê.
Proprietária da Loja Heros, em Tabuazeiro, a comerciante Cláudia Delmaestro disse que a capacitação foi um importante estímulo, em especial num momento de incertezas. "Temos de ser criativos e proativos em momentos favoráveis ou não, e o conteúdo servirá bastante", elogiou.
Gestão
A ação do Comércio Total consistiu em uma série de palestras e oficinas voltadas para o aprimoramento da gestão dos negócios. Além disso, estimulou os participantes a aprimorar as técnicas de gestão, a rotina em seus estabelecimentos e a troca de experiências. Os participantes puderam escolher até duas consultorias gratuitas dentro de cada tema das palestras realizadas no evento.
Aumento da renda
Segundo o gerente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor, Robson Neves, a mobilização foi grande, com 350 participantes, e os comerciantes se sensibilizaram com a proposta do município em colaborar para o aprimoramento das técnicas de trabalho e a possibilidade de aumento de renda.
"O nosso objetivo principal foi discutir técnicas inovadoras e que precisam ser estimuladas. Os comerciantes estão percebendo e descobrindo alternativas eficientes que os tornarão melhor qualificados e atentos às mudanças e à concorrência", destacou o gerente.
O Comércio Total é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), por meio da Gerência de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor, com o apoio do Governo do Estado e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).
Informações à imprensa:
Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário