quarta-feira, 24 de junho de 2015

Área que estava cheia de lixo será horta comunitária em Barcelona, Serra



Texto: Márcio Scheppa
Fotos: Divulgação/PMS
Durante a programação da Semana da Água, em março passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) lançou o Plantar Serra. Um dos eixos do programa trata da implantação de hortas urbanas. A primeira está sendo feita em Barcelona, em parceria com a Associação de Moradores do bairro. O preparo dos canteiros e o plantio das mudas de hortaliças será realizado neste sábado (27), a partir das 8 horas.
A área pública localizada na esquina entre a Avenida Região Sul e a Rua Laguna era um ponto viciado em descarte irregular de resíduos e agora será transformado em horta comunitária.
“A Secretaria de Serviços da Prefeitura da Serra retirou 30 caçambas de resíduos do local. Em uma parceria com a empresa Emec, foi feito o cercamento e sinalização de toda a área. Nesta próxima etapa, vamos preparar uma cerca viva e realizar o plantio de alface, almeirão, rúcula, couve, espinafre e hortelã. Outras espécies serão plantadas nas próximas semanas. Para o plantio, queremos contar com o apoio e participação da comunidade local”, convida a secretária de Meio Ambiente Andreia Carvalho.
A secretária explica que as técnicas de cultivo estão sendo repassadas pela Secretaria de Agricultura do município e que a Associação de Moradores de Barcelona ficará responsável pela gestão da horta comunitária. “A Associação terá a responsabilidade de organizar um grupo de voluntários para cuidar da horta, depois que ela estiver montada. A ideia é que a produção seja doada para instituições sociais sem fins lucrativos, instituições de ensino públicas e para os próprios moradores do bairro”, acrescenta.
A previsão é de que a próxima horta comunitária seja feita no bairro Vila Nova de Colares.
Saiba mais
O Projeto Hortas Comunitárias tem o lema “Germinar: Promover vidas e gerar oportunidades”. Trata-se de um piloto para implantação de hortas comunitárias nos bairros, com o objetivo de transformar espaços de descarte irregular de resíduos sólidos em ambientes sadios, gerando complementação nas condições de alimentação, renda e qualidade de vida.
Os referidos espaços serão constituídos em áreas públicas, previamente identificadas e destinadas pela municipalidade para esta finalidade. E deverão atender aos seguintes critérios:
- Apresentar terreno regular, com boa acessibilidade, não acidentado, livre de alagamentos, arejado e ensolarado;
- Estar inserido em uma comunidade que demonstre interesse pelo cultivo, manutenção das hortas comunitárias e adesão ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário