sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ginástica laboral ajuda servidores a prevenir doenças ocupacionais e lesões em Vitória

Publicada em 19/06/2015, às 08h00

Douglas Schneider
Ginástica Laboral
Aulas de ginástica laboral ajudam servidores a melhorar postura e evitar doenças de trabalho(Ampliar imagem)
Ginástica Laboral
Prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho é uma das formas de promover a saúde dos servidores(Ampliar imagem)
O programa Ginástica Laboral, que ajuda a evitar doenças ocupacionais, é um sucesso entre os servidores da Prefeitura de Vitória. Nada menos do que 920 profissionais participam da atividade. 
Oferecida em 10 secretarias, no Pronto-Atendimento (PA) da Praia do Suá e na Fábrica de Ideias, a atividade permite reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos e, dessa forma, diminuir o número de afastamentos.
A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores. O atendimento é feito nos turnos matutino e vespertino.
"A atividade também é importante porque é trazida para o local de trabalho do servidor, que, em muitos casos, passa o dia inteiro sentado. Assim, ele não precisa sair para a prática de exercícios de alongamento e melhora na postura", diz Janine Thompson, uma das professoras de laboral.

Resistência

Segundo ela, é possível vencer a resistência de alguns servidores. "No início, alguns ficam com vergonha, mas, com o tempo, incentivamos e falamos da importância de se executar uma atividade em cerca de 10 minutos", explica.
"Minha experiência com a ginástica laboral é muito positiva. Sempre gostei de participar porque é um momento de descontração no ambiente de trabalho e ajuda a pessoa a perceber onde está localizado o estresse. No meu caso, já notei que a tendência é acumular tensões nos ombros e pescoço. Por isso, os alongamentos são fáceis e úteis para relaxar os músculos dessas áreas. Os exercícios são conduzidos de maneira suave e o resultado é uma melhora no corpo, na mente e também no rendimento do trabalho", diz a analista em Comunicação Janete Oliveira de Carvalho.


Informações à imprensa:

Tarcísio Costa (tcosta@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 6130 / 98884-7894
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário