Publicada em 22/06/2015, às 17h23 | Atualizada em 22/06/2015, às 17h28
Elizabeth Nader
Parque Natural Municipal Vale do Mulembá conta com vegetação de Mata Atlântica
A Prefeitura de Vitória vai reforçar o reflorestamento do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, que abrange uma área de 142,10 hectares com vegetação da Mata Atlântica, em Joana D'Arc, Conquista e outros bairros. O local receberá 500 mudas nesta terça-feira (23), às 8 horas.
Algumas espécies são de aroeira, ingá, paudalho, ipê amarelo e embaúba e estão com mais de 50 cm de comprimento. O plantio está na programação do mês do meio ambiente, quando a administração municipal estipulou a meta de realizar o plantio de mil mudas de árvores em diversas áreas da capital.
Nascentes
A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) será na Área de Preservação Permanente (APP), em torno da nascente Mulembá/Norte, que foi identificada há um mês, durante o trabalho de mapeamento das nascentes feito pelo projeto Fonte Viva.
O acesso ao local do plantio será pela guarita do bairro Joana D'Arc. Os participantes farão uma caminhada de até 40 minutos para chegar ao ponto exato.
Segundo o gerente de Proteção e Monitoramento de Ecossistemas da Semmam, Edson Valpassos, a escolha para o plantio de mudas tem ainda outra função. "A recuperação dessa nascente será importante para o armazenamento de água para o combate a incêndios. A região lá é de pasto e todos os anos vem sofrendo com as queimadas", destacou.
Atrativos
Fernanda Neves
Local oferece vista privilegiada de Vitória, além de seus atrativos naturais
Segundo a coordenadora de Unidades de Conservação da Semmam, Iara Moreira, o Parque Mulembá apresenta grandes atrativos, desde a ocorrência de fauna nativa, fragmento da Mata Atlântica, vales, afloramentos rochosos e topos de morros. Essas elevações rochosas, algumas com altitude de 208 metros, possibilitam uma visão panorâmica de Vitória.
"Na área do Parque Natural Municipal Mulembá, estão localizadas, além do Córrego do Mulembá, algumas nascentes. Dentre elas foi identificada em janeiro/2015 e denominada de Mulembá-Norte, a nascente a ser recuperada. Isso vai ampliar para 46 o número das nascentes mapeadas na Área de Proteção Ambiental do Maciço Central pelo projeto Fonte Viva", disse a coordenadora.
Caixa
No Parque Mulembá, já existe uma caixa d´água, com capacidade para 3 mil litros, preparada para o combate a incêndios florestais. A Semmam também fará o cercamento do local.
Para esse reflorestamento, além das mudas do Horto Municipal de Maruípe, a Semmam fez uma parceria com o Instituto Terra, que cedeu diversas espécies para recuperação de nascentes.
O acesso ao parque é pela rua São Lázaro, partindo da rua Serafim Derenzi, em Alto Conquista. O local abre de terça a domingo (inclusive feriados), das 8 às 17 horas.
Informações à imprensa:
Janete Carvalho (jocarvalho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5573
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário