domingo, 21 de junho de 2015

CAPIXABA FAZ TESE DE DOUTORADO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR.

                                               O capixaba Armando Fornazier, que estudou na Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves e de Olivânia, depois fez o curso de Agronomia em Campos, defendeu tese de Doutorado na Unicamp.
                                               O tema desenvolvido por Armando Fornazier é um estudo profundo sobre a Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e teve o Norte Capixaba e o interior Paulista como áreas de estudo.
                                              Armando no fechamento do seu trabalho mostrou os pontos vistos pelos Produtores Rurais e pelo Poder Público. O PNAE é o financiador da alimentação escolar na rede municipal e estadual.  No ano de 2010 as Prefeituras passaram a ter a obrigatoriamente de utilizarem no mínimo 30% dos recursos recebidos do Governo Federal em compras da Agricultura Familiar. Já em 2012 esta determinação passou a valer na Rede Estadual.
                                         Veja as indicações de Armando:
                                        DIFICULDADES PELO LADO DOS AGRICULTORES FAMILIARES.
                                       1- pouco acesso aos serviços de assistência técnica.
                                       2- padrões de qualidade irregulares.
                                       3- falta de continuidade na produção e no fornecimento.
                                       4- falta de sistemas de inspeção.
                                       5- embalagens inadequadas.
                                       6- custos de transporte e logística.
                                       7- falta de documentação.
                                       8- organização social.

                                       DIFICULDADES PELO LADO DAS PREFEITURAS.
                                      1- falta de conhecimento dos profissionais de nutrição sobre produtos e calendário regional.
                                     2- falta de instalações adequadas para a recepção dos gêneros. 
                                     3- dispersão dos agricultores.
                                     4- oportunismo por parte dos agricultores quando à qualidade dos produtos comercializados.
                                    5- dificuldades para o aumento da escala.
                                    6- não inclusão da alimentação escolar, em especial dos produtos regionais da agricultura familiar, como parte do projeto pedagógico das escolas do município.
                                    7- burocracia interna na elaboração das chamadas públicas, habilitação dos projetos de venda de compras e contratos.
                                   8- pouca articulação com as políticas territoriais.
                                   9- falta de apoio do Conselho de Alimentação Escolar.

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