A cidade que investe mais do que o previsto, pelas leis federal e municipal, na área de educação, entregou mais duas escolas esta semana. São cerca de 30% do orçamento, acima dos 27% exigidos por lei. A primeira, inaugurada na noite de segunda (22), é o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Luiz Santiago Filho, em Campo Verde, que atenderá 320 crianças a partir dos dois anos de idade. A segunda, entregue na manhã desta terça (23), é o novo Cmei João Bubach, também para 320 crianças.
Na cerimônia de inauguração, em Campo Verde, a comunidade compareceu em grande número e pôde conhecer a obra finalizada. Não vai ser preciso esperar muito para levarem seus filhos às aulas, que começarão no próximo dia 29. Além da escola, estão em andamento as obras de drenagem nas ruas do entorno.
O senhor Antônio Santos Lorêncio, de 67 anos, foi o primeiro morador do bairro. Há cerca de 20 anos ele adquiriu seu lote e cercou o terreno. Desde então acompanhou o desenvolvimento do loteamento e a chegada das famílias que vieram depois. Ele mostrou orgulho da história que ajudou a construir e o sucesso alcançado.
“A escola é linda, uma obra que traz até orgulho para nós moradores. Agora vemos que merecemos mais e que as nossas crianças vão estar em uma escola boa, com boa educação. Meus netos mais novos poderão estudar aqui, os filhos de muita gente também. Estou feliz com esta conquista”, contou seu Lorêncio.
Já a mamãe Elisângela Soares ficou mais tranquila pois sua filha, Nathielly, terá uma creche mais próxima de casa. “Tinha de tomar ônibus para levá-la à escolinha lá em Parque Infantil. Ela tinha bons professores mas será um alívio poder trazê-la pra cá. Viremos à pé, mais rápido, vou ficar mais tranquila agora”, afirmou.
Em Flor do Campo, a unidade também agradou e a mamãe Roberta Rodrigues já conseguiu vaga para sua filha mais velha. Aos 6 anos, Brenda já frequenta as aulas nesta semana, enquanto Julia, de 2 anos, está cadastrada para uma vaga em 2016. “Foi ótimo, pois minha filha estava em uma creche particular e estou com dificuldades de pagar. Agora terei um alívio e minha filha estudará em uma escola bonita, com ótima estrutura, e tenho certeza de uma educação de qualidade”, emendou.
A unidade terá ainda a primeira turma de tempo integral para crianças de um ano. Segundo a secretária de educação este será um projeto piloto para no futuro ser levado às demais unidades. O prefeito Geraldo Luzia Junior confirmou o compromisso da Prefeitura que mesmo em tempos de crise mantém o investimento prioritário em educação, mas fez questão de lembrar dos homenageados.
“Mantemos os investimentos em educação, mesmo sabendo que cada escola inaugurada gera mais custos com pessoal e manutenção. Esta é parte do legado que levamos como os exemplos de Luiz Santiago e João Bubach, representantes de famílias que merece esta homenagem, pessoas que deram exemplo de unidade e pensamento coletivo”, analisou Juninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário