quarta-feira, 24 de junho de 2015

Almoço e atividades para homenagear migrantes no albergue noturno em Vitória

Publicada em 24/06/2015, às 15h16 | Atualizada em 24/06/2015, às 15h44

André Sobral
Almoço Albergue do Migrante
Migrantes participaram de almoço festivo nesta quarta-feira (24) no albergue noturno(Ampliar imagem)
André Sobral
Almoço Albergue do Migrante
Local oferece alimentação e hospedagem para pessoas em vulnerabilidade social que estão de passagem por Vitória(Ampliar imagem)
O albergue noturno para migrantes programou várias atividades para comemorar a 30ª Semana Nacional do Migrante. O local presta atendimento a pessoas ou famílias em condições de vulnerabilidade social que estejam de passagem por Vitória.
No ambiente, os migrantes encontram alimentação, hospedagem, higienização e acompanhamento psicossocial com assistentes sociais e monitores para participar de atividades socioeducativas. O albergue tem capacidade para acolher até 40 migrantes e, atualmente, atende 25.
Hoje, eles participaram de um almoço festivo. Nayla Cristina Dias, de 29 anos, que está morando há quatro dias no albergue com o marido e o filho, é uma das atendidas. "Viemos de Belo Horizonte pois há dois anos meu marido havia trabalhado aqui em Vitória. Pretendo trabalhar também em uma casa de abrigo como esta".
Domingos Raimundo Chiloia, 37, está de passagem para a Bahia. "Cheguei ontem e do Rio e vou para a Bahia. Vim resolver algumas documentações e vou seguir para lá".

Perfil

A coordenadora do albergue noturno, Marianez Rocha Lopes Ribeiro, disse qual é o perfil das pessoas que procuram o local. "Normalmente, são pessoas que vêm em busca de mercado de trabalho, podendo ficar aqui até sete dias. Conseguindo um trabalho fixo, ela pede a declaração e terá seu direito estendido para mais 30 dias para permanecer no albergue até conseguir um lugar para morar. Às vezes, as pessoas estão em trânsito para ir para outra localidade. Se o migrante só tem o objetivo de passagem, ele viaja no dia seguinte. Acolhemos também famílias, mulheres grávidas, solteiras ou casadas".
A coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Márcia Oliveira Barcellos, destacou a importância da Semana Nacional do Migrante. "Podemos resgatar e reforçar nos migrantes os valores, os vínculos familiares e afetivos, seus direitos e documentação. Fizemos um passeio na Vale, hoje preparamos o almoço e amanhã terá um lanche da tarde, com a presença da Pastoral do Migrante (Igreja Católica)".
Os pré-requisitos para ter acesso aos serviços do albergue são: não morar em Vitória e apresentar documento de identificação com foto.

Menores

O albergue noturno para migrantes realiza atendimento integral para pessoas a partir de 18 anos de idade. Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhados dos responsáveis.
Serviço
Albergue noturno para migrantes
Endereço: avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste
Telefones: (27) 3132-7054 e 3233-8269
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7 às 19 horas. Aberto ao público das 12 às 19 horas.
André Sobral
Almoço Albergue do Migrante
Albergue noturno tem capacidade para acolher até 40 migrantes(Ampliar imagem)
André Sobral
Almoço Albergue do Migrante
Atividade tem o objetivo de resgatar os vínculos familiares e os valores dos migrantes(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3345-2617 / 98889-5564
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário