quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Área de serviços ganhou novas frentes em todas as regiões da capital Vitória


Elizabeth Nader
Três mulheres garis
Houve implementação dos serviços de varrição, capina, raspagem e recolhimento de lixo domiciliar realizado pelos caminhões de coleta.
A Secretaria de Serviços de Vitória possui uma rotina permanente de limpeza da cidade. Já foram recolhidas 126 mil toneladas de resíduos das ruas da capital, em 2013, por meio dos serviços de varrição, capina, raspagem e recolhimento de lixo domiciliar realizado pelos caminhões de coleta.
Já com a ação de limpeza de bueiros, foram recolhidas 600 toneladas das vias. Estes números apontam o trabalho realizado até meados de dezembro deste ano pela Gerência de Limpeza Rrbana.
“No início da administração nosso foco foi a limpeza de toda a parte alta da cidade. Intensificamos a limpeza de bueiros na cidade e limpeza das praias, inclusive deslocando uma equipe especial para o trabalho. Muitas lixeiras novas foram instaladas. E neste mês de janeiro, mais de mil papeleiras (lixeiras de poste) serão instaladas em vários pontos da capital e duzentas lixeiras nos parques”, informou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.
Já a equipe da Gerência de Fiscalização aplicou 93 notificações e 42 autos de infração em 2013. “Foi um ano em que o trabalho da fiscalização foi não só focado em multar, mas houve muita frente de trabalho de orientação e conscientização em vários bairros. Nosso foco foi informar sobre horário e forma de descarte do lixo domiciliar e também orientar sobre entulhos de obras. Intensificamos muito o trabalho autuando os proprietários com terrenos sujos. Limpamos muitos abrigos de ônibus, envolvemos até a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Mas antes de tudo, mostrando aos munícipes que não estamos trabalhando para multar, mas, antes de tudo, para informar. E, nesta ano, continuamos o trabalho”, comentou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

Manutenção e abastecimento

A gerência de manutenção atuou em diversas frentes de trabalho. Foram operações em conjunto com a Defesa Civil em solicitações referentes às chuvas; limpeza de abrigos de ônibus em conjunto com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana; confecção, retirada e colocação de gelos baianos; demandas emergenciais de várias secretarias com carro de sugador, caminhão munck e retroescavadeira (como a limpeza da areia da Praia de Camburi); manutenção (conserto, reparo e pintura) de, aproximadamente, 38 Praças e 10 Parques; troca de 228 metros cúbicos (38 caçambas) de areia em parques e 396 metros cúbicos (66 caçambas) de areia em praças do município. “O trabalho foi árduo. Mas estamos trocando a areia de todos os playgrounds e realizando a manutenção de todos os parques e praças da capital”, contou o gerente de Manutenção, Leonardo Amorim Gonçalves.
A gerência de abastecimento fez um grande trabalho no Mercado de Peixes da Vila Rubim e nas Feiras Livres. No Mercado de Peixes, houve recadastramento dos ocupantes do box de pescados, reforma dos portões de acesso e da escadaria de acesso, encaminhamento de processo visando destinação correta dos resíduos de pescados e regulamentação do horário passando de 18 horas para 19 horas para entrada dos caminhões de peixe.

Feiras livres

Além disso, nas Feiras Livres foram desenvolvidas ações educativas e punitivas referente a higiene das barracas; intensificação da fiscalização do horário de chegada dos feirantes até a desocupação do espaço reservado para feira; mudança de localização da Feira Livre de Itararé; instalação de Feira Orgânica em Jardim Camburi; intensificação da fiscalização durante as madrugadas, evitando grandes ruídos; desobstrução das calçadas, das rampas de acesso e entradas de cadeirantes e espaçamento entre as barracas das Feiras Livres, facilitando o acesso de clientes e movimentação de cadeirantes.
“Foi um ano de muito trabalho, mas de bons resultados. Principalmente nas feiras, houve muitas mudanças. Foi inaugurada nova feira orgânica, os espaços foram organizados e temos muitas perspectivas para 2014”, disse o gerente de Abastecimento, Jacimar Lima de Oliveira.

Parques e jardins

A gerência de parques e jardins trabalhou em diversas áreas. Foram trabalhadas 58 áreas ajardinadas, sendo 18 implantações e o restante de revitalizações. Foram plantados 22.400 metros quatrados de grama esmeralda, 30.105 unidades de grama amendoim e 366.255 mudas ornamentais nos jardins e canteiros. Dos serviços executados, foram 1.453 plantios, 1.046 retiradas, 510 produção de áreas livres, 38.441 podas pontuais e 2.438.797, 41 metros quadrados de poda de gramado.
As principais espécies de árvores e palmeiras que foram plantadas são: oitis, palmeiras jerivá, pitangueiras, palmeiras guriri, palmeiras rabo-de-raposa, palmeiras solitárias. Já as principais mudas ornamentais usadas foram: singônio, ruélia, vedélia, piriquito gigante, peristrofe amarelo, nuvem azul, mini ixoria vermelha, ixoria amarela, margarida branca, grama amendoim, dólar roxo, bulbine e alfinete.
Carlos Antolini
Pessoa cuindando do jardim
Foram trabalhadas 58 áreas ajardinadas, sendo 18 implantações e o restante de revitalizações, no ano passado.
“Este ano foi surpreendente porque havia muitas demandas em aberto. Mas, conseguimos realizar muitos plantios, preparar muitos jardins e recebemos muitos elogios. Foi um ano de muitas conquistas. Acabamos com muitos pontos irregulares de lixo com a implantação de jardins e novos canteiros”, lembrou o gerente de Parques e Pardins, Leonil Dias.

Resíduos

Para finalizar, a gerência de Recebimento, Beneficiamento e Destinação coletou cerca de 2.100 toneladas de resíduos passíveis de reciclagem em 659 pontos de coleta seletiva por toda a cidade. Deste total, cerca de 1.400 toneladas foram destinadas às associações de catadores cadastradas na Prefeitura de Vitória: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv).
“Esse ano conseguimos melhorar a renda das associações e melhoramos a qualidade do material que chega dos pontos de recolhimento. As demandas de papa-móveis foram colocadas em dia e o atendimento passou de 41 para até 10 dias úteis. E, nesse final de ano. focamos o trabalho nas famílias que sofreram com as enchentes. Foram realizadas mudanças destas pessoas e dada a assistência às famílias”, afirmou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro. Para este ano, mais desafios serão aceitos e o trabalho pelo bem-estar da capital continua, como afirma o secretário de serviços, Alex Mariano.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3382-6129 / 98849-6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário