quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Zika: fumacê vai percorrer 54 bairros neste mês em VITÓRIA


Publicada em 14/01/2016, às 12h56 | Atualizada em 14/01/2016, às 13h07

André Luiz Silva Sobral
Agentes de Combate a Dengue
Carro vai percorrer 54 bairros da capital para realizar a aplicação de inseticida(Ampliar imagem)
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti não param em Vitória. Teve início na última segunda-feira (11) mais um ciclo de aplicação espacial do UBV Pesado, mais conhecida como fumacê, nos bairros da capital. A ação, realizada pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vai se estender até o próximo dia 30. Veja o roteiro
O objetivo principal é reduzir os riscos de transmissão do Zika vírus e da dengue. O carro fumacê vai percorrer os locais onde há mais ocorrências das duas doenças. Ao todo, serão cinco ciclos de aplicação em cada região.  
O inseticida (UBV Pesado) será lançado em dois períodos diferentes: das 4h30 às 7h30 ou das 18 às 22 horas. De acordo com a diretora do CVSA, Gabriela Almeida, 54 bairros serão contemplados.
Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira ochecklist de orientação. 

Criadouros

Os principais criadouros do Aedes aegypti são vasos de planta e pratinhos que ficam sob os vasos para recolher a água; depósitos de água para consumo humano; pneus, câmaras de ar, entulhos, sucatas deixadas a céu aberto; calhas, ralos e floreiras de cemitérios; e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário