Chegou o momento tão esperado para as alunas capixabas selecionadas pelo programa Jovens Embaixadores 2016. Viajam para Brasília, nesta terça-feira (05), Lívia Rosi Siqueira, aluna da Escola Estadual Geraldo Vargas Nogueira, de Colatina, e Anattelli Anne Fagundes, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Guarapari, selecionadas entre os 50 estudantes de todo Brasil da rede pública de ensino.
Muito empolgada, Lívia conta como será a viagem. “Amanhã embarcaremos para Brasília, onde faremos a entrevista do visto e a orientação pré-partida. Sexta-feira (08) vamos para Washington e por fim para Oregon, onde permaneceremos por 11 dias. Essa viagem é um sonho que vou realizar”, disse Lívia.
Na capital dos EUA, Washington, as alunas visitarão os principais monumentos como museus, escolas e projetos sociais, participarão de reuniões em organizações públicas e privadas e de um curso sobre liderança e empreendedorismo.
Em outra etapa do intercâmbio, as alunas serão divididas em grupos e enviadas para diferentes estados do país, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Elas irão assistir aulas em escolas locais e interagir com jovens da mesma idade, participando de atividades sociais/culturais na comunidade, além de ter a oportunidade de apresentar a cultura do Brasil para os americanos.
A Embaixada Americana no Brasil selecionou os estudantes pelos critérios: alunos que realizam trabalho voluntário e que possuem fluência em inglês.
Lívia é coordenadora do grupo de jovens de uma igreja, visita asilos, hospitais, desenvolve atividades com crianças, jovens e adultos e estuda inglês há quatro anos. Já Anatelli faz parte da diretoria de projetos socioculturais da igreja que frequenta.
A estudante Livia conta que esse sonho é antigo. No ano passado ela também participou do Jovens Embaixadores e ficou entre os 175 selecionados para as etapas finais da seleção, mas não conseguiu se classificar entre os 50.
“A minha preparação foi por meio de leitura de textos. Busquei conhecer palavras novas e escutar músicas em inglês. Agora a expectativa pela viagem é grande, quero aproveitar bastante. Tenho a curiosidade de conhecer a cultura americana e conversar com as pessoas, além disso, trazer coisas novas para o Brasil que possam acrescentar no meu trabalho voluntário”, afirma a estudante.
Jovens Embaixadores 2016
O Programa Jovens Embaixadores 2016 é voltado para estudantes do Ensino Médio da rede pública com bom desempenho escolar, que realizam trabalho voluntário e que possuem fluência em inglês, oferecendo um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
O Programa é desenvolvido pela Embaixada Americana em parceria com as secretarias estaduais de Educação, os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e outras instituições de ensino que auxiliam na realização do processo seletivo dos estudantes. No Espírito Santo, o Centro de Línguas da Universidade Federal (Ufes) é também uma instituição parceira.
Foram nove estudantes capixabas classificados para a etapa nacional do programa. A etapa nacional é onde a Embaixada/Consulados faz a revisão do material dos semifinalistas de todo o país e seleciona os novos Jovens embaixadores. Dentre os classificados no Espírito Santo, seis estudantes são de escolas da rede estadual de ensino e três do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O programa é destinado a estudantes de destaque na rede pública de ensino que estejam na faixa etária entre 15 e 18 anos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
Nenhum comentário:
Postar um comentário