quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Escola Viva: Governo anuncia primeiras unidades de Ensino Fundamental e Médio - Vila Velha e Cachoeiro



Duas novas unidades do Programa Escola Viva foram anunciadas nesta quarta-feira (13), nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, em coletiva de imprensa, trazendo a novidade de que as unidades serão contempladas com vagas para o Ensino Fundamental e Médio.

A nova unidade de Vila Velha se chamará Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Cobilândia. O prédio para a implantação da unidade do programa Escola Viva foi doado pela Prefeitura de Vila Velha. Nesta unidade, serão abertas 580 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está autorizada a estender para até cinco escolas estaduais de Ensino Fundamental o Programa Escola Viva, conforme estabelece a Lei Complementar nº 818/2015.

A outra unidade anunciada, no município de Cachoeiro de Itapemirim, será o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Junior. A escola da rede estadual aderiu ao programa por meio do edital de credenciamento n° 017/2015, que estabelece requisitos para que as escolas possam fazer adesão. Nesta unidade, serão abertas 640 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

“Vamos abrir o ano com a oferta de quatro mil vagas, 10 vezes mais do que ofertamos em 2015. Estamos ampliando o leque de oportunidades para os jovens capixabas. A Escola Viva é uma ferramenta importante para que os estudantes tenham autonomia e capacidade de construir o seu futuro.”, destacou do secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para solicitar vaga nas unidades Escola Viva, os estudantes interessados deverão realizar a solicitação no período de reabertura da Chamada Pública Escolar 2016. O novo período da pré-matrícula ocorrerá de 25 a 28 de janeiro, por meio do site da Sedu -www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.

Toda estrutura física e de pessoal das escolas serão viabilizadas para a implantação do Programa nas novas unidades, onde os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30 na escola. Laboratórios, salas temáticas, auditório, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva e ginásio esportivo.

Mais unidades

Para 2016, a Sedu ampliou o Programa Escola Viva. Além das duas unidades anunciadas, foram abertas mais 400 vagas Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, localizado em Vitória, dobrando a capacidade da escola e atendendo ainda mais jovens. Além da implantação de outras três unidades, já anunciadas, nos municípios da Serra, com 720 vagas, Ecoporanga, com 640 vagas, e Muniz Freire, onde foram ofertadas 570 vagas, todas já preenchidas, totalizando aproximadamente 4 mil vagas oportunizadas para os jovens capixabas.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

Novidades na Educação

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, falou sobre os programas e ações realizados em 2015 e também anunciou ações que serão desenvolvidas em 2016, como: conclusão das 31 obras de escolas e áreas esportivas em andamento por meio do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes); início de implantação de obras de manutenção e pequenos reparos em 62 unidades escolares e administrativas; um novo sistema eletrônico de gestão das escolas (matrículas, notas, frequência, transporte escolar, alimentação escolar); implantação de novo sistema eletrônico de controle do transporte escolar rural (rotas, custos e controle de GPS); continuidade do planejamento e gestão do Programa Jovem de Futuro em 151 escolas de Ensino Médio; implantação de curso de formação pedagógica para os professores concursados e a implantação do Sedu Digital, um conjunto de ações para ampliar a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino.

Crédito da foto: Fred Loureiro/Secom

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

Nenhum comentário:

Postar um comentário