Cinco grupos folclóricos de Cachoeiro de Itapemirim estarão na praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta-feira (6), para celebrar o Dia de Reis. Eles vão se reunir em torno do presépio que será montado no local, onde farão o tradicional encerramento do ciclo natalino. O encontro, que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, terá início às 19h30.
Participarão do evento os seguintes grupos: Missão Divina (mestre Wilson Diniz), do distrito de Burarama; Estrela do Pôr do Sol (mestre Elias Silva), do bairro Aeroporto; Estrela do Mar (mestre Rogério Vieira) e Estrela do Luar (mestre Romilson Laurindo), ambos do bairro Zumbi; e o grupo Charola de São Sebastião (mestre Izaías Quirino), da localidade de Jacu.
O secretário interino de Cultura de Cachoeiro, Villinevy Koppe Robbi, explica que a proposta do encontro – que, neste ano, chega à sua terceira edição – é mostrar à população a riqueza cultural dessa expressão. “A Folia de Reis também é valorizada permanentemente, por meio das leis Rubem Braga e Mestre João Inácio”, acrescenta.
Ativada pela prefeitura em 2010, a Lei Mestre João Inácio – a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal – tem como finalidade salvaguardar a Folia de Reis e outras manifestações folclóricas de Cachoeiro (Bate-flecha, Capoeira e Caxambu, dentre elas), garantindo reconhecimento a seus representantes.
Origem da Folia de Reis
De origem portuguesa e ligada ao culto católico do Natal, a Folia de Reis é uma das manifestações da cultura popular mais antigas e fortes em Cachoeiro. Seus integrantes (mestres, instrumentistas, palhaços, entre outros) apresentam canções sobre temas religiosos, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário