terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Coleção “Paulo Bonino” é descrita e digitalizada pelo Arquivo Público


07/01/2016
Um conjunto de 55 fotografias aéreas de Paulo Bonino, que traz as belezas naturais e a paisagem urbana e arquitetônica das cidades de Vitória e Vila Velha, está sendo descrito e digitalizado pelo Arquivo Público do Espírito Santo (APEES). Por meio delas é possível conhecer as características dos municípios no passado e promover o resgate e análise da memória visual capixaba. A coleção é formada por imagens feitas nos mesmos espaços, nos anos de 1956 e 1987, com o intuito de mostrar as transformações no decorrer do tempo.
Praia da Costa - 1956
Paulo Bonino
O fotógrafo Paulo Bonino nasceu em Santa Teresa em 1928. Em 1956, durante o governo de Francisco Lacerda Aguiar, foi nomeado diretor do Serviço de Rádio, Cinema e Teatro Educativos. O marco inicial da sua carreira ocorre ao supervisionar e acompanhar o trabalho de Manoel Barreiro e Acir Silva nos registros dos eventos oficiais. Na época, diversos vídeos foram produzidos, referentes às inaugurações e solenidades, e regularmente projetados nos cinemas de Vitória.
Porto de Capuaba - 1956
Porto de Capuaba - 1987
Seu interesse pela fotografia aérea acontece ainda na década de 1950. Seu primeiro voo foi em um “PP GMV”, o “Paulistinha”, no qual, após algumas dificuldades decorrentes do formato da aeronave, criou adaptações que lhe permitiram obter boas imagens e acompanhar o desenvolvimento urbano de locais como Vitória, Vila Velha e Guarapari.
Acervo Fotográfico
Dentre os temas que compõem a coleção “Paulo Bonino” destacam-se paisagens e edificações que fazem parte do cotidiano dos capixabas, como a Praia da Costa, o aeroporto de Vitória, a Ponte da Passagem, a Ilha do Príncipe, o Estádio Governador Bley, o Terminal Rodoviário, a Escola de Aprendizes-Marinheiros e o Convento da Penha, permitindo aos que apreciam fotografias e aos pesquisadores adentrar na trajetória da visualidade fotográfica.
Convento da Penha e Ilhas - 1987
Para conhecer um pouco mais sobre essas e outras imagens que trazem à cena a história do Espírito Santo, o acervo do Arquivo Público é um importante referencial. São mais de 50 mil fotografias que mostram os atos oficiais da administração pública, a arquitetura, a natureza, as festas populares, a religiosidade, os cinemas e o dia a dia da população. Os originais estão em formato de negativo de vidro ou papel e a digitalização pode ser solicitada na sala de consultas do APEES, localizada à Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito SantoInstagram:ArquivoPublicoES

Nenhum comentário:

Postar um comentário