segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Escola Família Agricola de Castelo, completa 10 anos.

                                Neste ano, de 2016, a Escola Família Agrícola (EFA) de Castelo está completando 10 anos de funcionamento, segundo me informa a Coordenadora Silvana Laquine Moro. Já formou seis turmas, em torno de 130 jovens.
                             
                             A turma que vai entrar neste ano, 20 de fevereiro, já está completa, com 40 jovens do meio rural de Castelo, em sua maioria, também jovens de Brejetuba, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Muniz Freire.
                             
                             A EFA Castelo é uma unidade educacional ligada ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), que tem a sua sede em Anchieta.
                           
                              O sistema de ensino utilizado pela EFA é conhecido como o da Pedagogia da Alternância, onde o/a jovem passa uma semana na Escola e na semana seguinte passa na casa de sua família, volta a sua comunidade. Este esquema de alternância faz com que o/a jovem não perca o contato com a sua família/comunidade.
                           
                             Quando o/a jovem está em sua residência ele desenvolve temas que foram aplicados na EFA. Um exemplo: faz um levantamento de como é feita a comercialização da produção. Assim, a EFA fica sabendo qual o perfil das famílias de seus alunos/as, bem como a fonte de renda e também a forma de se trabalhar.
                         
                             A Coordenadora ainda falou que trabalhamos em parceria com os órgãos ligados meio rural do município, bem como uma parceria com a Prefeitura. "que é uma grande aliada das ações da EFA, caminhamos juntos no sentido de valorizar o meio rural. Estamos sempre buscando parceiros que nos apoiem, no Município e também fora dele, já que temos alunos de outros municípios." Mas cita ainda que o apoio da Camara de Vereadores de Castelo e Venda Nova do Imigrante muito ajudam a EFA. Enumerou ainda a rede de apoios e parcerias: Secretarias de Educação, de Esporte, Paroquia e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, órgãos do Governo do Estado que atuam em Castelo e parlamentares para se obter emendas parlamentares.

                              Um trabalho que a EFA de Castelo pretende implantar neste ano é estreitar as relações com os/as jovens que já se formaram e hoje estão trabalhando nas suas propriedades, bem como os que não mais estão no meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário