Os cuidados devem ser redobrados nesta estação
Com o Verão, o calor excessivo pode provocar alguns problemas de saúde típicos desta época, como a desidratação, insolação, intoxicação alimentar e micoses.
Para que o seu Verão não acabe mais cedo, saiba como identificar e prevenir as principais doenças que mais se desenvolvem nesta estação.
Micoses
Neste período do ano, transpiramos muito e temos mais contato com a água. A umidade da pele favorece o aparecimento das micoses, que são doenças causadas por fungos e que podem ser adquiridos nas praias, cachoeiras ou piscinas.
A doença inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha que provoca escamação contínua da pele e coceira.
Para evitar a contaminação você precisa manter o corpo limpo e seco, especialmente os pés, evitar andar descalço em áreas de uso comum e não compartilhar objetos de uso pessoal, como alicates de unha, escovas, pentes, buchas e esponjas de banho.
Desidratação
No calor, suamos mais, é um mecanismo do corpo para manter a temperatura ideal. Se a pessoa ingere menos líquido do que o corpo perde, pode dar inicio a desidratação.
Os primeiros sintomas são mal estar e dor de cabeça.
Para evitar é necessário ingerir bastante líquido, no mínimo dois litros de água. Sucos e chás também podem ser ingeridos.
Insolação
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, febre, pele avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.
É importante evitar tomar sol entre 10h e 16h, e não fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.
Intoxicação Alimentar
Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, nas cachoeiras ou em outros locais que muitas vezes não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos.
Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e febre.
Em geral, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos. Nos casos mais graves, é necessário procurar um médico para o tratamento especifico contra o agente causador da intoxicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário