O Espírito Santo é o primeiro estado do continente americano a conquistar um Centro de Referência da Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica (SICOT). O comitê executivo da organização aprovou o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, após minuciosa avaliação do serviço de Ortopedia e Traumatologia da instituição. A certificação aconteceu em setembro de 2015, durante o Congresso Internacional de Ortopedia, na China.
“O serviço de Ortopedia do Jayme é referência internacional para o trauma. Quatro profissionais do hospital são instrutores internacionais pela AO Foundation, a maior e melhor instituição do mundo para o trauma, fundada na Suíça em 1958. Esse foi um dos critérios utilizados pela SICOT para selecionar a unidade e dar prosseguimento nas avaliações e, posteriormente, ao credenciamento”, explicou um dos coordenadores do serviço, o médico Nelson Elias.
O processo de credenciamento começou no início de 2015 e trouxe técnicos da SICOT ao Hospital Estadual Dr. Jayme para rigorosa inspeção das instalações. Além disso, os coordenadores do serviço de Ortopedia da unidade precisaram elaborar um memorando sobre o trabalho executado e apresentar as qualificações no atendimento e tratamento do trauma ortopédico.
“Passamos por algumas fases até conquistarmos o título. Isso mostra a capacidade técnica da equipe e o alto padrão das instalações do Hospital Estadual Dr. Jayme. Colocamos o Espírito Santo no mapa da ortopedia internacional. A partir de agora, médicos de todo o mundo podem vir aprimorar seus conhecimentos no Brasil e o melhor, levar em seus currículos o nome da instituição”, frisou o coordenador do serviço de Ortopedia do hospital, ao lado do médico Nelson Elias, Luiz Augusto Campinhos.
A expectativa dos coordenadores da especialidade é receber médicos ortopedistas de todo o mundo e o processo funcionará da seguinte forma: primeiro, os profissionais devem encaminhar os currículos para análise da SICOT; após aprovação, os médicos recebem bolsa de estudos pela SICOT e devem permanecer no Estado de quatro a seis semanas participando da rotina de trabalhos e conhecendo o dia a dia do serviço. Após o período de estágio, o hospital deve elaborar um relatório sobre o desempenho do profissional e, por fim, o médico recebe um certificado pela SICOT.
“O processo é sério e reconhece o serviço de ortopedia da unidade na condução de estudos e formação de profissionais capacitados, um exemplo para as demais especialidades”, destacou Luiz Augusto Campinhos.
Ravane Denadai
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário