quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SEBASTIÃO SALGADO VISITA HORTO MUNICIPAL DE COLATINA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA OLHOS D'ÁGUA


02/01/2014 -
O fotógrafo Sebastião Salgado esteve na manhã desta quinta-feira (02) em Colatina visitando o Horto Municipal, juntamente com o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski. A visita buscou avaliar o local que será uma das sedes do programa Olhos D'Água. Também participaram do encontro Lélia Deluiz Wanick, fundadora do Instituto Terra, o diretor administrativo do Sanear, Almiro Schimidt, o deputado estadual Genivaldo Lievore, além de técnicos do Instituto e do Sanear.
Durante o encontro eles percorreram um trecho da mata do Horto fazendo a avaliação do terreno, que será usado para a produção de mudas. O local será a base do programa do Espírito Santo, que tem por objetivo a recuperação de mananciais e nascentes do afluentes do rio Doce.
Segundo Lélia Deluiz Wanick o programa já esta em andamento em Minas Gerais, promovendo a recuperação de mil nascentes na região de Aimorés. “Esse é um projeto piloto que visa a recuperação das nascentes que fazem parte da bacia do rio Doce. Esse é um programa de longo prazo, mas com resultados muito importantes em cerca de 25 anos”, explicou.
Já segundo Leonardo Deptulski o programa é passo muito importante na manutenção do volume de água das nascentes e mananciais. “Com a implantação do programa também no Espírito Santo estamos pensando na garantia da água para as gerações futuras. É um projeto atual, com resultados no futuro. Nosso desejo é a ampliar essa ideia para todos os municípios que compões a bacia do Doce, isso são cerca de 350 mil nascentes”.


Programa Olhos D’Água
O Programa Olhos D’Água é uma iniciativa do Instituto Terra que visa a promover a proteção das nascentes de todos os afluentes do Rio Doce. O programa está promovendo a recuperação e a proteção de 1000 nascentes da região de Aimorés (MG). Além da restauração das nascentes, o projeto vai permitir, ainda, que sejam recuperados os ecossistemas naturais dos municípios participantes do programa, o que trará benefícios diretos para o patrimônio ecológico da região.
Em essência, o programa “Olhos D`Água” exige um longo processo de conscientização a partir da mobilização de pequenos produtores rurais (a maioria das nascentes se encontra dentro dessas pequenas propriedades), além da elaboração de projeto técnico de uso e ocupação do solo e da distribuição de insumos para proteção e recuperação dos mananciais. Após a conclusão dessas primeiras etapas, o Instituto Terra também realiza, por um período de três anos, o monitoramento da vazão e qualidade da água das nascentes protegidas.

Rio Doce
A Bacia hidrográfica do Vale do Rio Doce se estende entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e banha 230 municípios, sendo 28 no Espírito Santo e 202 em Minas Gerais. Sua extensão abrange uma área de 8.264.600 hectares (INPE, 2000), ou 82.646 km2, o que equivale à superfície de Portugal. Com um total de 853 quilômetros de percurso, o Rio Doce deságua na Vila de Regência, em Linhares (ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário