quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Saúde convoca 122 novos agentes de combate à dengue

oi publicada nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial do Estado, a convocação dos 122 Agentes de Combate à Dengue selecionados em processo seletivo simplificado (Edital 002/2013). A Secretária Municipal de Saúde, Andréia Passamani Corteletti, afirmou que esta é mais uma das ações da Prefeitura de Vila Velha para intensificar o combate à proliferação dos mosquitos e consequentemente da dengue.
“Considerando o estado de emergência que se encontra o município de Vila Velha devido às fortes chuvas dos últimos dias, a Vigilância Ambiental reforça o trabalho em campo com os 122 novos agentes”.

A convocação é para a data desta sexta-feira (03) e os agentes selecionados devem começar a atuar nas ruas em no máximo 15 dias. Eles devem procurar o setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha – sala 209 – 2º andar, localizado a Rua Castelo Branco 1803, Centro – Vila Velha – ES, no dia 03 de janeiro de 2014, de 08:00 as 17:00 horas.

Confira aqui a lista dos classificados

Os candidatos convocados deverão apresentar as seguintes CÓPIAS das documentações: 

Carteira de identidade;
CPF;
Carteira de Trabalho e previdência;
Certificado de reservista (sexo masculino);
Titulo de eleitor e comprovante da última votação;
Certidão de antecedentes criminais;
Certidão de nascimento (solteiro (a);
Certidão de casamento;
Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos;
Comprovante de escolaridade autenticada;
Cópia do cartão de conta bancária do Banestes (caso tenha);
Comprovante de residência;
Cópia do comprovante de escolaridade;
01 foto 3x4;
PIS/PASEP;

Laudo médico emitido pela perícia médica da PMVV;

De acordo com o Coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Henrique Ribeiro, a maioria dos candidatos aprovados já tem experiência e, portanto, eles não passarão por capacitação nesse momento. “A situação é de emergência. Na primeira semana os novos agentes começarão a trabalhar em parceria com colegas que já estão conosco há bastante tempo, formando duplas. Depois, estarão aptos a fazer o trabalho sozinhos. Assim que tivermos uma situação normalizada, sem essa urgência do momento, os novos agentes serão formalmente capacitados”, explicou Carlos.

Outra medida que já está em prática desde os primeiros dias de chuva forte em Vila velha, no final de dezembro, é o reforço no tratamento focal dos bairros mais infestados por mosquitos. “Tratamento focal é aquele em que os agentes aplicam inseticida diretamente na água, cujo objetivo é matar as larvas do mosquito, tanto do pernilongo quanto do Aedes aegypti, o transmissor da dengue”.

Houve incremento também na aplicação do fumacê. A Vigilância Ambiental utiliza desde o dia 28 de dezembro dois caminhões com bombas de aspersão para percorrer os bairros alagados. As bombas foram colocadas sobre esses dois caminhões que circulam pelas ruas cheias de água.  O trabalho teve início no bairro Guaranhuns. O carro fumacê combate o mosquito Culex, conhecido popularmente como pernilongo.

Além disso, os demais carros fumacê continuam executando o serviço conforme programação da equipe técnica da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Vila Velha. Normalmente o carro fumacê passa a cada 15 dias nos bairros. O número de carros comuns de fumacê deve dobrar nos próximos dias, passando de quatro para oito. Os dois caminhões continuarão circulando, mesmo após a chegada dos novos quatro carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário