Elizabeth Nader
O Residencial Tabuazeiro foi entregue e beneficiou 128 famílias,
Com o objetivo de dá acesso à moradia digna as famílias de Vitória por meio de ações de construção, reconstrução e melhorias, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) beneficiou, em 2013, mais de 3400 pessoas.
Todas estes munícipes foram beneficiados com base na política habitacional desenvolvida pela Prefeitura de Vitória, que corresponde ao Programa Habitar Vitória, no qual são reunidos cinco projetos: Moradia, Vitória de Todas as Cores, Morar Sem Risco, Morar no Centro e Terreno Legal.
Além destes projetos, a Sehab ainda coordena o projeto Moradias Alternativas, uma das vertentes do Programa “Onde Anda Você?”, lançado este ano pela Prefeitura de Vitória.
"O Projeto Moradias Alternativas é inovador e permite uma moradia digna às pessoas que estão em situação de rua na capital, por meio do pagamento do aluguel social ou carta de crédito. Atualmente, já temos 27 pessoas no projeto, sendo que 19 já estão recebendo o aluguel social. Ressaltamos que todos os beneficiários devem possuir mais de um ano nos abrigos de Vitória e ainda passam por uma triagem envolvendo todas as secretarias", explicou o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.
Dentro do projeto Moradia, apenas em 2013, dois residenciais foram entregues: Tabuazeiro, onde 128 famílias foram beneficiadas, e o Nova Palestina, com nove casas. Além disso, 176 imóveis foram reconstruídos e cerca de 50 painéis solares foram instalados para ajudar a economizar a conta de energia dos moradores de Estrelinha e Nova Palestina.
“Este ano de 2013 foi de muito trabalho, porém muito produtivo e de muitas vitórias. O exemplo está na entrega de dois residenciais, várias reconstruções realizadas, processos em andamento para novos residenciais e isso tudo é esforço de toda a equipe que se empenha para permitir uma moradia digna as famílias de baixa renda da capital”, explicou a gerente do Projeto Moradia, Rosana Maffessoni.
Vitória de todas as cores
Já no projeto Vitória de Todas as Cores (VTC), 290 famílias dos bairros Jesus de Nazareth, Ilha das Caieiras, Santos Dummont e Caratoíra puderam passar o Natal com a casa mais bonita. “Estas famílias receberam ações de reparos e recuperação das alvenarias, reboco e pintura das fachadas, recuperação/reconstrução dos telhados e banheiros”, afirmou o gerente do VTC,Felipe Barbosa Sant’Anna.
No Projeto Morar Sem Risco, mais de 100 famílias que antes não dormiam com medo do que poderia acontecer com suas casas, hoje vivem seguros na sua casa própria comprada por benefícios pagos pelo projeto ou moram no aluguel aluguel provisório.
“Estas famílias hoje erguem suas cabeças e moram com dignidade. Muitas já estão nas suas casas próprias compradas com a carta de crédito oferecida pela Sehab, no valor de até 39 mil, outros foram para os residenciais entregues neste ano e alguns moram no aluguel provisório de até um salário mínimo também pago pela Prefeitura”, ressaltou a gerente do Morar Sem Risco, Leida Moreira Machado.
Divulgação Sehab
Com o Vitória de Todas as Cores, 290 famílias puderam passar o Natal com a casa mais bonita.
Outro passo importante realizado pela secretaria foi a retomada das obras dos Edifícios Pouso Real e Tabajara, que fazem parte do Morar no Centro. “Estas obras já estavam paralisadas há anos e com esta retomada iremos beneficiar 40 famílias, além de revitalizar o Centro de Vitória”, ressaltou o gerente do Morar no Centro, Carlos Laiber.
Além destas entregas de residenciais, reconstruções, melhorias realizadas, retiradas de famílias de áreas de risco, a Secretaria Municipal de Habitação tem a preocupação de assegurar o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida.
Este é o objetivo do Terreno Legal que, desde a sua criação, já entregou mais de duas mil escrituras de terrenos a moradores de baixa renda. “Finalizamos o ano dando um presente de natal para mais de 100 famílias de nove bairros da capital. É uma realização para todos nós da equipe e um sonho realizado para estas famílias que estavam esperando há anos por esta entrega”, finalizou o gerente do projeto, Alexandre Menezes.
Com edição de Deyvison Longui
Informações à imprensa:
Carol Madureira (acnmadureira@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3324-9023 / 98889-5521
Nenhum comentário:
Postar um comentário