sexta-feira, 28 de junho de 2013

Secretaria de Justiça cria comitê de combate às drogas

Com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento às drogas junto às unidades prisionais do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) criou um Comitê de Apoio às Políticas Públicas de Prevenção às Drogas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana. 

O comitê nasce em consonância com a articulação das políticas públicas preconizadas pela Política Estadual sobre Drogas e é uma das ações da Rede Abraço, que atuará dentro das diretrizes do Programa de Governo Estado Presente.

Entre as competências do grupo estão a inserção de pessoas presas dependentes químicos na rede de atendimento e a produção de pesquisas sobre o consumo e tráfico de drogas pela população carcerária e também sobre temas relacionados, a fim de orientar a definição de ações e políticas que levem em conta as particularidades dos presos dependentes químicos.

Além disso, serão articuladas ações de formação continuada para os servidores da Sejus, que receberão capacitação profissional relacionada à prevenção de drogas nos estabelecimentos penais. 

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, o comitê será um valioso instrumento, que irá somar à estrutura de saúde do Estado, de modo que a sociedade tenha maior eficácia na assistência daqueles que não conseguem se livrar do vício das drogas. 

“O comitê instalado na Sejus terá por missão adequar as necessidades específicas do sistema prisional, quanto ao tratamento que deverá ser aplicado ao dependente químico que está recolhido em nossas unidades prisionais, cumprindo assim o princípio da universalização da saúde”, acrescentou o secretário. 

O comitê será composto por dois representantes das seguintes áreas: Diretoria de Saúde do Sistema Penal (DSSP), Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal (Diresp), Núcleo de Assistência Psicossocial do Sistema Penal (Nassp), Escola Penitenciária (Epen) e Equipe de Gestão Pública (EGP). As ações desenvolvidas pelo Comitê de Apoio deverão ser realizadas em observância e cumprimento ao Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas.

O coordenador estadual sobre drogas, Ledir Porto, afirmou que a questão das drogas deve ser tratada em várias frentes e a Sejus está contribuindo para a ampliação desse debate. “Essa iniciativa só vem a somar à Rede Abraço, que é uma das ações prioritárias do governador Renato Casagrande”, completou.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 9933-8195 - (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES


Nenhum comentário:

Postar um comentário