quinta-feira, 27 de junho de 2013

Reforma das estações Bota-Fora ajuda na coleta de lixo nos bairros - VITÓRIA


Divulgação Semse
Estação Bota-Fora de Jardim Camburi
Estação Bota-Fora de Jardim Camburi já está em funcionamento ao final da avenida Osvaldo Horta Aguirre
Os moradores da capital contam com estações Bota-Fora reformadas e novos equipamentos para ajudar na coleta de resíduos sólidos, entulhos e materiais diversos (não orgânicos).
Jardim Camburi é um dos bairros que contam com uma nova estação. Após reuniões com representantes da comunidade, o final da avenida Osvaldo Horta Aguirre foi eleito para a nova instalação. O local é afastado, público, regularizado e já está em funcionamento.
Na estação, servidores da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) orientam sobre a forma correta de descarte de lixo seco (lixo inerte). A nova estrutura recebe a limpeza a cada dois dias por caminhões e máquinas.
As pessoas podem colocar no local restos de entulhos, galhos e madeira em geral. Pode-se descartar até um metro cúbico de qualquer tipo de lixo sólido, não sendo permitido descartar lixo domiciliar.
Após o lixo ser depositado nas estações Bota-Fora, a Semse transfere o material para a Unidade de Transbordo, em Resistência. De lá, o entulho segue para o aterro sanitário.
O objetivo da Bota-Fora de um bairro é centralizar o lixo seco em um só lugar, evitando, assim, que vários pontos irregulares se instalem pelas vias da cidade.
Divulgação Semse
Estação Bota-Fora de Andorinhas
Estação Bota-Fora de Andorinhas foi reestruturada e já pode ser usada pela população
A estação Bota-Fora do bairro Andorinhas, situada à rua Deputado Clério Vieira Falcão (atrás da antiga Casa dos Brinquedos), também já está aberta à comunidade. O lixo estava sendo depositado ao lado da unidade de saúde do bairro, trazendo transtorno para os moradores. Com a nova estação estruturada, a população deve usar o novo local.
"Contamos com a parceria das comunidades. Com o trabalho de todos, conseguiremos manter a cidade limpa e organizada", disse o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
Também foram inauguradas as estações Bota-Fora de Jesus de Nazareth, Bonfim, Goiabeiras, São Pedro, Horto/Consolação e Ilha do Príncipe. Em breve, serão inauguradas as estações em Santo Antônio e Santa Lúcia.
Onde o morador deve depositar os entulhos de obras?
Há duas opções para descarte de entulhos de obras: quando a quantidade do entulho é de até 1m³, o morador pode levar os resíduos até uma das estações Bota-Fora da cidade. Caso a quantidade seja maior que 1m³, o morador deve contratar o serviço de empresa especializada.
As empresas especializadas instalam caixas coletoras (também conhecidas como caçambas de entulho) para a destinação de resíduos sólidos, entulhos e materiais diversos, não orgânicos. E também se responsabilizam pelo transporte e destinação final adequados do material que é recolhido.
A fiscalização municipal controla a disposição de caixas estacionárias em logradouros públicos, atendendo a determinação do Código de Limpeza Pública (lei municipal 5.086/2000).
Como as caixas devem ser instaladas
  • Estacionar ao longo da guia da calçada e observar as normas de segurança no trânsito. O estacionamento em passeios e calçadas é proibido;
  • Apresentar identificação da empresa operadora, números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o telefone de sua sede;
  • Quando transportadas deverão estar cobertas;
  • Em área pública não poderão permanecer cheias por mais de 24 horas;
  • Também devem estar sempre conservadas e limpas.
Multa: As empresas que não cumprirem os itens do Código de Limpeza Pública relativos a caixas estacionárias coletoras poderão ser multadas pela fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços. A destinação final dos resíduos e materiais diversos é proibida em terrenos baldios. O despejo nesses locais é punido com multa e retenção do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário