quinta-feira, 27 de junho de 2013

Festa de Cachoeiro tem exposições em homenagem a Rubem Braga

Publicada em 27 de junho de 2013

Os trabalhos expostos foram feitos por mais de mil alunos em oficinas de arteDuas exposições em homenagem ao centenário do escritor cachoeirense Rubem Braga integram a programação desta sexta-feira (28) da Festa de Cachoeiro. Elas reúnem trabalhos de artesanato e grafite feitos por alunos da rede municipal de ensino, com base nas obras do cronista.
Às 17h, será aberta a mostra das peças de artesanto feitas por 1062 alunos, de oito escolas municipais. Inspirados pelos textos do "Sabiá da Crônica", os estudantes produziram passarinhos, flores, luminárias, aviões e livros. Tudo feito com tinta, papel machê, vidro, tecido, entre outros materiais.
As oficinas para a confecção dos trabalhos duraram duas semanas. Cada escola produziu um material diferente, a partir de temas presentes na obra do cronista. As aulas de artesanato foram ministradas pela artista plástica Ana Cláudia Ferreira e mais uma equipe de sete pessoas.
"Foi um trabalho intenso, mas muito prazeroso. Há 40 dias, eu e minha equipe inciamos o trabalho no atelíê, preparando os personagens para que as crianças trabalhassem. Foram mais de duas semanas trabalhando com os alunos nas escolas. Mas a recompensa é o conhecimento que as crianças adquiriram sobre Rubem Braga e o que ele representa".
A exposição ficará aberta ao público até sábado (29), nos estandes montados na praça Jerônimo Monteiro. Depois disso, cada criança poderá levar a sua obra para casa.
Crônicas transformadas em arte urbana À noite, às 20h, será aberta, na Sala Levino Fanzeres, no edifício Bernardino Monteiro, a exposição dos trabalhos em grafite. Intitulada " Rubem de Cachoeiro, Braga cidadão do mundo", a mostra ficará aberta para visitação da população até o início de agosto.
O processo para elaboração das peças artísticas foi o mesmo usado na confecção das peças de artesanato. Durante uma semana, alunos do ensino fundamental da rede municipal tiveram oficinas com o artista plástico Valdelino Gonçalves. Cada escola recebeu um tema relacionados a obras de Rubem. Muros e compensados serviram de suporte para a atividade.
Para a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris, o momento é de celebração. "Não poderíamos ficar alheios a essa festa. Rubem Braga é o principal selo de identidade literária do nosso estado. Em nossas unidades de ensino, realizamos atividades culturais, visitas técnicas, leituras e vivências, tudo numa proposta de apresentação e releituras que fazem alusão ao nosso cronista maior", conclui.
Programação continua com homenagens
Seguindo a programação da Festa da cidade, ainda nesta sexta-feira (28), o prefeito Carlos Casteglione vai homenagear diversas personalidades que contribuem para o desenvolvimento social de Cachoeiro de Itapemirim com a entrega das Comendas Rubem e Newton Braga. A solenidade será realizada no Teatro Municipal Rubem Braga, às 18h.
A Comenda Rubem Braga é uma referência ao escritor cachoeirense conhecido nacionalmente como "Sabiá da Crônica". Vão receber a homenagem Dr. Robson Louzada Teixeira, Dr. Abel Sant'Anna Junior, Elyan Peçanha de Azevedo, José Dalvi, Canuta Caetano, Joacy Ribeiro Novaes, Dra. Ermelinda Maria Moura de Oliveira, Rosa Malena Gomes, Maria Rita Barachi da Silva, Parraro Sherrer e Marco Aurélio Macedo Bastos.
A comenda Newton Braga é uma referência ao poeta cachoeirense, irmão de Rubem, criador do Dia de Cachoeiro e do título Cachoeirense Ausente Nº 1. Receberão estas homenagens José Sérgio Franco, Pastor Umberto Batista da Silva e Aildo Fonseca.
A noite de programação desta sexta-feira (28) termina com apresentação da banda D-14, às 22h, na praça Jerônimo Monteiro. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário