quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alunos do ‘Jovens Urbanos’ contam suas experiências sobre o conhecimento adquirido em oficinas do programa


Potencializar habilidades, além de facilitar a interatividade na vida social e proporcionar experiências que possibilitem a inserção de jovens no mercado de trabalho, esse é o objetivo do Programa ‘Jovens Urbanos’ (PJU) que já colhe resultados positivos. 

Em 2012, primeiro ano de funcionamento da ação, mais de 400 alunos de 20 escolas da rede pública de ensino situadas em 29 bairros do município da Serra, uma das áreas contempladas pelo programa Estado Presente, foram beneficiados com as atividadessocioeducacionais. Neste ano, mais 306 jovens estão sendo atendidos nos aglomerados de Feu Rosa, Carapina, Jacaraípe e Planalto Serrano.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, feita em parceria com a Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O programa forma jovens de 16 a 20 anos, residentes na região e matriculados no Ensino Médio. 

As ações desenvolvidas com os jovens buscam qualificá-los para potencializar sua participação na vida pública e no mundo do trabalho, com participação em oficinas, visitas históricas e culturais, entre outras. Outro objetivo do programa é estimular a permanência, retorno e conclusão da educação básica pelos participantes.

Um exemplo dessa iniciativa é a jovem Andressa Batista Leite de 15 anos que participa da oficina desenvolvida pelo Centro Social São José Calasanz, situada no bairro Vila Nova de Colares. A oficina busca a participação dos jovens da Serra no conhecimento de pontos turísticos da Grande Vitória, e que muitas vezes são desconhecidos pelos próprios moradores. 

A jovem que está no 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Vila Nova de Colares disse que o projeto contribui para que muitos jovens concretizem seu objetivo profissional. Segundo Andressa, a oficina possibilitou que ela conhecesse diversos locais do município. “Com a oficina pude conhecer a Igreja dos Reis Magos e a Pedra da Cebola , muitas vezes moramos na cidade e não conhecemos determinados lugares”, ressaltou.  

Já o jovem Cesar Augusto da Penha Santos Junior, que estuda na Escola Estadual Silvio Egito Sobrinho, na Serra, participa das atividades oferecidas pelo “Projeto Curumim”, no bairro José de Anchieta. Ele conta que desde os 10 anos está no projeto e já aprendeu muito. “O projeto me ajudou em algumas dificuldades que eu tinha em sala de aula, também facilitou o meu convívio social, além de questões sobre cidadania. Para mim foi fundamental todo esse aprendizado”, destaca.

Cesar disse como é a rotina diária, já que tem que dividir o tempo com as atividades do projeto. “Acordo cedo para ir à escola e em seguida vou para o projeto onde fico até às 16 horas. Lá temos aulas de futsal, capoeira e informática, fiz novas amizades e a troca de experiências contribuiu para o meu aprendizado”, afirma. 


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES


Nenhum comentário:

Postar um comentário